Topo

Os 30 da NBA: Com Durant, Warriors vão pro tudo ou nada na liga

Fábio Balassiano

24/10/2016 01h00

Imagina você perder uma final de NBA depois de estar ganhando de 3-1, com o sétimo jogo em casa e com suas duas principais estrelas sumidas quando mais se esperava delas. Aconteceu com o Golden State Warriors contra o Cavs em 2016. Como a franquia respondeu? Mexendo praticamente em todo elenco de apoio pra trazer ninguém menos que Kevin Durant como reforço. Se foi "pra isso" que o GSW perdeu a final contra o Cleveland, acho que dá pra dizer que depois da tempestade vem a bonança, não?

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Spurs sem Duncan, mas ainda muito fortes
Cavs mantêm elenco e querem o bicampeonato
Com Wade, Rondo e Butler, Chicago sonha alto
Toronto briga para manter patamar no Leste

Knicks voltarão ao playoff com D-Rose

Wolves tentam iniciar nova Era
Boston não tem O cara, mas pode subir outro degrau
Indiana cerca Paul George com reforços para brigar no topo do Leste

Há vida sem Dwyane Wade em Miami?

E que bonança, hein! Já abordei aqui a questão de Durant, mas agora claramente não interessa mais nada. O busílis, no momento, é entender como será este aparentemente fenomenal Golden State Warriors, que terá quatro All-Star no quinteto titular (ao redor de Steph Curry, Klay Thompson, Durant e Draymond Green estará Zaza Pachulia no pivô). Para a chegada de KD saíram Leandrinho, Brandon Rush, Harrison Barnes, Andrew Bogut e Mo Speights. Além do novo camisa 35 vieram o calouro Patrick McCaw e David West, ex-Spurs e desesperado para ganhar um anel de campeão no ocaso de sua carreira. Anderson Varejão, o pivô brasileiro, ficou por lá.

Mavs se reforça para dar fim de carreira digno à Nowitzki
Clippers entram na 'última dança' com seu núcleo
Mike D'Antoni assume e Rockets vai pro tudo ou nada

Portland quer provar que não é mais surpresa
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Sem Durant, como Westbrook vai liderar o OKC?
Pistons querem seguir evoluindo

Atlanta entra em ano-chave da franquia com Dwight Howard como estrela

Dentro de quadra a grande chave do sucesso do Warriors será encaixar Durant em um esquema que sempre baseou muitas de suas ações em Klay Thompson e Steph Curry. Aparentemente isso não será problema, porque os estilos de Klay, Curry e também de Draymond Green, um dos principais responsáveis por trazer Durant para Oakland, são bem parecidos – e todos bem tranquilos e com egos bem pouco inflados. Não me parece, ao menos de fora e sem nenhum problema que tenha surgido, que seja um problema, mas é sempre bom ficar de olho.

Wizards tem novo técnico para mudar de patamar
Grizzlies e sua profissão de fé para a temporada
O longo caminho do Nets para ter um time
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?

Deste canto eu só espero que por mais atraente que seja vencer todos os jogos, algo possível quando se junta tanta gente boa em um mesmo espaço (gente, vocês têm ideia do que é ter Klay, Curry e Durant juntos, né?), mas o foco de Steve Kerr e seus comandados precisa estar lá na pós-temporada. O recorde de vitórias foi batido em 2015/2016, com os 73 incríveis triunfos, mas no final das contas faltou perna – e isso não é uma crítica porque sei bem que é complicadíssimo evitar que jovens não queiram bater um recorde tão incrível como era o do Chicago de Michael Jordan.

Sacramento e a casa da Mãe Joana
Denver segue em busca de identidade
Orlando esquece reconstrução e vai pra ação
Bucks entregam chave da franquia a Antetokounmpo
Jazz mira volta ao playoff com elenco mais experiente
Charlotte perde força – e agora?

Além do foco precisar estar nos playoffs, segurando a onda, os minutos e as feras na fase regular sempre que possível, os Warriors terão que conviver do jogo 1 até o último do campeonato com uma pressão imensa: qualquer resultado que não o título da NBA será considerado negativo. E é normal isso, porque (de novo) com 4 All-Stars no elenco, sendo dois deles MVP's de temporada regular recentemente (Steph Curry e Kevin Durant). Tampouco me parece um problema mas é algo que precisa, sim, estar no radar de todo elenco.

Será que eles chegam a 150 pontos em um jogo? Será que baterão o recorde de bolas de três pontos? Será que teremos 3 atletas com 25+ pontos/jogo, algo insano mas possível. Não sei, não sei mesmo. Por enquanto, só quero é me divertir vendo esse animadíssimo Warriors jogar.

Campanha em 2015/2016: 73-9
Projeção para 2016/2017: Briga pelo título da NBA (entre 65 e 75 vitórias).
Olho em: Kevin Durant

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Os 30 da NBA: Com Durant, Warriors vão pro tudo ou nada na liga - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta