Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Sem O cara, Celtics tentam subir outro degrau na temporada

Fábio Balassiano

14/10/2016 01h00

stevens1Quando começou a sua reconstrução em 2013/2014 o Boston sabia que iria sangrar um pouco. De time que foi a duas finais em três anos os Celtics arregalaram o olho quando conquistaram apenas 25 vitórias em 13/14, mas começaram a sorrir quando nos dois campeonatos seguintes chegaram a 40 e 48 triunfos na fase regular com o fantástico Brad Stevens (foto) como técnico.

Com milhares de picks de Draft ainda devido às trocas mais recentes, os verdes chegam confiantes para a temporada 2016/2017 da NBA, onde tentarão enfim voltar a vencer uma série de playoff, algo que não ocorre desde 2012, mas a pergunta que fica é: como lidar com o fato dos Celtics não terem um craque para chamar de seu?

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Com Wade, Rondo e Butler, Chicago sonha alto
Knicks voltarão ao playoff com D-Rose

Wolves tentam iniciar nova Era
Indiana cerca Paul George com reforços para brigar no topo do Leste

celtics1Chegou, é claro, o excelente e subestimado Al Horford (foto) para reforçar a equipe e ser o pivô de alto nível que o Boston não tem sabe-se lá há quantos anos. Veio, também, o razoável Gerald Green para ajudar na rotação da ala, bem como o calouro Jaylen Brown. Falta O cara, falta O craque, falta alguém que a franquia possa olhar e dizer "caramba, agora dá pra sonhar com alguma coisa grande".

A ideia do Celtics era ter nessa alcunha ninguém menos que Kevin Durant. Foi tentado de tudo, inclusive com Tom Brady participando da reunião final entre os verdes e KD. Nada feito, Durantula foi parar no Golden State e o Boston precisará continuar com seu belo trabalho de reconstrução com ótimos jogadores – ótimos, mas nenhum craque.

Mavs se reforça para dar fim de carreira digno à Nowitzki
Mike D'Antoni assume e Rockets vai pro tudo ou nada

Portland quer provar que não é mais surpresa
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Pistons querem seguir evoluindo

isaiah1Aparentemente o time titular será formado por Isaiah Thomas, Avery Bradley, Jae Crowder, Amir Johnson e Horford, com o banco tendo, entre outras opções, Marcus Smart, Gerald Green, Jaylen Brown, Jonas Jerebko e outro punhado de garotos que saíram do Draft.

O elenco do Boston é tão recheado de jovens que os dois mais velhos são Horford e Green, que têm 30 anos. No grupo há nada menos que 11 atletas com 23 ou menos anos de idade, em uma clara prova de que ainda há muita coisa a se fazer por lá.

Wizards tem novo técnico para mudar de patamar
Grizzlies e sua profissão de fé para a temporada
O longo caminho do Nets para ter um time
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?

ainge11Gosto muito de Brad Stevens, o técnico, e consigo enxergar consistência e qualidade nas ações de Danny Ainge, o gerente-geral da franquia. Ainge, aliás, foi muito criticado por trocar Kevin Garnett e Paul Pierce, mas é muito por causa da saída destes dois fenômenos que o Boston tem conseguido se reerguer com picks e mais picks de Draft e espaço na folha salarial para pagar jogadores como Horford, que ganhará US$ 113 milhões pelos próximos quatro anos. A cereja do bolo do manda-chuva do Celtics, porém, seria a contratação de um craque que pudesse dar sustentação aos mais jovens, algo que acabou não ocorrendo ainda.

Sacramento e a casa da Mãe Joana
Denver segue em busca de identidade
Orlando esquece reconstrução e vai pra ação
Bucks entregam chave da franquia a Antetokounmpo
Jazz mira volta ao playoff com elenco mais experiente
Charlotte perde força – e agora?

celtics2Para o Boston não dá pra dizer que foi um verão americano perdido. Não, não é isso. Al Horford é All-Star, vai trazer muita qualidade e experiência a um jovem elenco e quem sabe os Celtics não consigam atingir as 50 vitórias pela primeira vez em cinco anos.

Mais do que isso porém, me parece um passo que o Boston ainda não será capaz de dar na temporada 2016/2017 da NBA. Que a franquia foque em subir um degrau de cada vez. O do próximo campeonato é avançar da primeira rodada do playoff.

Campanha em 2015/2016: 48-34
Projeção para 2016/2017: Vai pro Playoff (entre 49 e 54 vitórias).
Olho em: Al Horford

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.