Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Spurs tentam manter identidade mesmo sem Tim Duncan na equipe

Fábio Balassiano

23/10/2016 14h00

tim1Muitos de vocês não devem lembrar quando foi a última vez que o San Antonio Spurs iniciou uma temporada sem Tim Duncan no elenco, né? Pois foi em 31 de outubro de 1997. Desde então a franquia texana venceu sempre 50+ jogos da temporada regular (menos nas do locaute, claro!), conquistou cinco anéis de campeão e deu exemplos e mais exemplos de como se joga o verdadeiro e altruísta basquete.

Só que agora as coisas mudam de figura. Tim Duncan se foi, Tony Parker e Manu Ginóbili estão cada vez mais velhos e a garotada, com exceção de Kawhi Leonard, precisa aprender na marra que chegou a hora de comandar a franquia. E isso vale a partir de 2016/2017.

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Cavs mantêm elenco para tentar bicampeonato
Com Wade, Rondo e Butler, Chicago sonha alto
Toronto briga para manter patamar no Leste

Knicks voltarão ao playoff com D-Rose

Wolves tentam iniciar nova Era
Boston não tem O cara, mas pode subir outro degrau
Indiana cerca Paul George com reforços para brigar no topo do Leste

Há vida sem Dwyane Wade em Miami?

gasol1Para essa temporada chegou basicamente Pau Gasol para ser o titular do pivô do San Antonio Spurs e formar um garrafão absurdamente técnico com LaMarcus Aldridge. Não sei se vocês já pensaram nisso, mas o espanhol é um privilegiado mesmo. Jogará, em sua carreira, para dois dos melhores treinadores da história da NBA – Gregg Popovich agora no Texas e há alguns anos para Phil Jackson, com quem conquistou dois títulos e chegou à duas finais no Lakers. O veterano David Lee e os novatos Davis Bertans e o ex-flamenguista Nicolas Laprovittola chegam muito mais para compor elenco e dar descanso aos titulares do que qualquer outra coisa.

Mavs se reforça para dar fim de carreira digno à Nowitzki
Clippers entram na 'última dança' com seu núcleo
Mike D'Antoni assume e Rockets vai pro tudo ou nada

Portland quer provar que não é mais surpresa
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Sem Durant, como Westbrook vai liderar o OKC?
Pistons querem seguir evoluindo

Atlanta entra em ano-chave da franquia com Dwight Howard como estrela

laprovittolaSobre Nicolas Laprovittola creio que valha um parágrafo especial. Que história legal a do argentino, não acham? Começou em seu país-natal, ficou dois anos jogando no Flamengo, onde ganhou absolutamente tudo (Mundial, Liga das Américas, NBB etc.) e se tornou um dos maiores ídolos recentes da fanática torcida, e depois foi para a Europa jogar primeiro na Lituânia (Rytas) e depois na Espanha (Estudiantes). Após excelente Olimpíada do Rio de Janeiro não se sabia bem o que seria dele, mas veio um convite do Spurs para participar da pré-temporada e Laprovittola decidiu arriscar, mesmo sabendo que um corte, como o que aconteceu com seu hermano Patricio Garino, seria ruim para o seu reposicionamento na Europa. O agora camisa 27 do San Antonio foi aprovado, aprenderá muito com Gregg Popovich, Tony Parker e Patty Mills, e iniciará a sua trajetória na NBA em uma das melhores escolas de basquete do planeta.

Wizards tem novo técnico para mudar de patamar
Grizzlies e sua profissão de fé para a temporada
O longo caminho do Nets para ter um time
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?

aldridge2Outro nome que chama a atenção neste Spurs sem Duncan é o de LaMarcus Aldridge. Contratado na temporada passada como peça-chave de um San Antonio que estava se remontando já esperando as saídas de Duncan, Manu e Parker, Aldridge foi, sim, bem em seu campeonato de estreia dentro de um novo sistema. O que incomoda a ele, ainda, é que no Texas ele não é, e nunca será, o centro de todas as atenções como foi em Portland. Ano passado surgiram rumores. No começo desta pré-temporada, notícias. Sabe lá o que acontecerá, mas a gente sabe bem como funciona na Escola de Popovich. Ou se segue a cartilha direitinho ou é rua – e bem rápido. A grande vantagem, pra ele, é que todos na equipe sabem que para o time ir longe o camisa 12 e Kawhi Leonard são mais do que fundamentais.

Sacramento e a casa da Mãe Joana
Denver segue em busca de identidade
Orlando esquece reconstrução e vai pra ação
Bucks entregam chave da franquia a Antetokounmpo
Jazz mira volta ao playoff com elenco mais experiente
Charlotte perde força – e agora?

kawhi1Vamos ver o primeiro momento do San Antonio sem Tim Duncan. Cada vez mais será o time de Kawhi Leonard, este projeto de cracaço que está ainda em formação (tem apenas 25 anos o camisa 2), e de LaMarcus Aldridge. Para a sorte deles, ainda estarão por lá para passar experiência nomes como Manu Ginóbili (último ano da carreira dele?) e Tony Parker.

Aparentemente o Spurs seguirá brigando no topo do Oeste, mas obviamente é uma fase de adaptação que o time irá passar. Foram 20 anos com Tim Duncan e por mais que ele esteja ao redor, com alguma função na diretoria, será muito diferente ouvir a escalação e não ter o camisa 21 por lá.

Campanha em 2015/2016: 67-15
Projeção para 2016/2017: Briga pelo título da NBA (entre 60 e 66 vitórias)
Olho em: Kawhi Leonard

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.