Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Com elenco mantido, Raptors quer se manter no topo do Leste

Fábio Balassiano

21/10/2016 14h00

Raptors1Até o começo da temporada passada o Toronto Raptors tinha uma única missão: ganhar a primeira série de playoff da franquia em 15 anos. Isso foi atingido – e com louvor.

Os canadenses conseguiram a melhor campanha da história da equipe (56 vitórias), venceram não uma, mas duas rodadas de mata-mata (ambas no sétimo jogo – contra Pacers e Miami) e ainda por cima deram um trabalho bacana ao Cleveland Cavs na final do Leste. De quebra a performance acima da média levou os dois maiores ídolos do time, DeMar DeRozan e Kyle Lowry (na foto), ao All-Star Game e às Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Lakers evolui, mas conseguirá playoff?
Com Wade, Rondo e Butler, Chicago sonha alto
Knicks voltarão ao playoff com D-Rose

Wolves tentam iniciar nova Era
Boston não tem O cara, mas pode subir outro degrau
Indiana cerca Paul George com reforços para brigar no topo do Leste

Há vida sem Dwyane Wade em Miami?

casey1Depois de um campeonato de sucesso assim normalmente o que se espera é evolução, o próximo passo. Pedir isso do Raptors, do bom técnico Dwane Casey, que está na mesma conferência do atual campeão Cleveland Cavs, é um pouco demais. Uma expectativa palpável, e mais realista, na verdade, é esperar dos torontinos que eles mantenham a pegada de 2015/2016 no certame de 2016/2017. Casey, aliás, merece crédito por ter transformado uma franquia de 23 vitórias em 2012 para uma de 56 triunfos 4 anos depois.

Mavs se reforça para dar fim de carreira digno à Nowitzki
Clippers entram na 'última dança' com seu núcleo
Mike D'Antoni assume e Rockets vai pro tudo ou nada

Portland quer provar que não é mais surpresa
Como será o Sixers de Ben Simmons?
Sem Durant, como Westbrook vai liderar o OKC?
Pistons querem seguir evoluindo

Atlanta entra em ano-chave da franquia com Dwight Howard como estrela

sullingerPara essa temporada o maior reforço do Toronto se chama manutenção. Manutenção de DeMar DeRozan, que por uma centenha de milhares de dólares renovou com a franquia até 2021. Aparentemente Kyle Lowry irá pelo mesmo caminho tão logo termine este certame (ele pode se tornar agente-livre). De reforços chegaram Jakob Poeltl, pivô que deve ser o reserva de Jonas Valanciunas (pra desespero de Lucas Bebê, que esperava ser o suplente do lituano com a saída de Biyombo), e o razoável Jared Sullinger (foto), que vem do Boston para ser o titular da posição 4.

Wizards tem novo técnico para mudar de patamar
Grizzlies e sua profissão de fé para a temporada
O longo caminho do Nets para ter um time
Phoenix e a difícil administração de elenco
Pelicans conseguirá cercar Anthony Davis com talento?

jonas245E falando em Valanciunas, se há um cara de quem se espera muito em Toronto este ano é o pivô lituano. Entrando em seu quinto ano, o pivô tem mais US$ 60 milhões a receber até 2020. Mas seu rendimento precisa ser mais alto que os 12,8 pontos e 9,1 rebotes apresentados na temporada passada. Apesar de muito jovem (24 anos), não há mais tempo para o camisa 17 perder, não. Se é para explodir, tornando-se um pivô de elite da NBA, é bom que ele o faça agora. Uma das grandes deficiências do Toronto na temporada passada foi conseguir pontuar com seus homens internos. Se Jonas Valanciunas conseguir suprir essa lacuna será muito bom para os Raptors e também para ele.

Sacramento e a casa da Mãe Joana
Denver segue em busca de identidade
Orlando esquece reconstrução e vai pra ação
Bucks entregam chave da franquia a Antetokounmpo
Jazz mira volta ao playoff com elenco mais experiente
Charlotte perde força – e agora?

lowryAo Toronto, então, não resta muita alternativa que não tentar manter o patamar da temporada passada. Foram 56 vitórias em 2015/2016 e chegar perto ou igualar o mesmo número é uma marca e tanto. Ganhar uma série de playoff pelo segundo ano seguido seria excelente. Somar 55+ vitórias de novo, incrível. Voar de novo às finais do Leste, incrível. É nisso que a franquia deve se apegar.

Pensar em título ou em chegar à decisão da NBA é um sonho e como tal não deve ser uma meta, mas algo que se vier é um lucro total. No momento, os torontinos devem mesmo se concentrar em provar que podem ser a segunda força da conferência Leste.

Campanha em 2015/2016: 56-26
Projeção para 2016/2017: Vai pro playoff do Leste (entre 50 e 56 vitórias).
Olho em: Kyle Lowry

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.