Topo

Bala na Cesta

Os 30 da NBA: Lakers vão melhorar, mas playoff em 2016/2017 é irreal

Fábio Balassiano

20/09/2016 00h31

walton1A primeira temporada da NBA em 20 anos do Los Angeles Lakers sem Kobe Bryant começa em outubro com muito mais dúvidas do que certezas. Como se sairá o técnico Luke Walton (foto à direita) em sua primeira experiência como treinador principal? E os garotos D'Angelo Russell, Larry Nance Jr, Jordan Clarkson e Julius Randle, conseguirão elevar seus níveis? Os veteranos recém-contratados Luol Deng, Yi Jianlian e Timofey Mozgov conseguirão dar o suporte para a molecada? A nova esperança Brandon Ingram, segundo no Draft de 2016, é isso tudo mesmo que seu ano em Duke mostrou?

O que será do Sixers com Ben Simmons?

IngramComo se vê, são perguntas ainda indecifráveis. Tão indecifrável quanto o jovem Brandon Ingram. Se com Ben Simmons, no Sixers, tudo é uma quase certeza (a dúvida, pelo que leio, é mesmo saber quão craque ele será…), com o ala de apenas 19 anos, 2,08m e dono de um potencial físico descomunal me parece um pouco diferente.

Primeiro porque Ingram chega em uma franquia cuja pressão é imensa, absurda, em alguns momentos intolerável. Segundo porque a mesma mídia de Los Angeles que transforma jogadores bons em craques é aquela que desmonta quem não brilha por lá muito rápido. Para um time cuja diretoria é péssima (Mitch Kupchak já deveria ter sido demitido há tempos…), tenho um pouco de medo de uma eventual falta de paciência mexer logo de cara com a cabeça do menino.

deng1Cabeça do menino que não deverá ser titular em sua temporada de estreia. Se nada de absurdo acontecer, o Lakers inicia a próxima temporada com D'Angelo Russell, Jordan Clarkson, Luol Deng (foto à direita), Julius Randle e Timofey Mozgov no quinteto titular justamente para dar tempo a Ingram se acostumar com o ritmo da NBA vindo do banco e sem tanta pressão. Esta é a parte boa do plano. A ruim é se as derrotas se acumularem logo de cara, algo possível, e os questionamentos começarem a surgir, gerando uma desnecessária, porém provável, animosidade no ambiente.

russellMais do que Ingram, estou curioso mesmo para ver se o armador titular D'Angelo Russell conseguirá manter o nível pós-All Star Game de 2016 por toda a temporada. Se for possível não se envolver em polêmica, como aconteceu recentemente quando "informou" ao mundo que seu companheiro Nick Young estaria pulando a cerca, melhor ainda. Russell tem apenas 20 anos, estará entrando apenas em seu segundo ano e embora ainda tenha muito a evoluir, principalmente na defesa e na leitura de jogo, mostrou ótimo potencial no final do campeonato passado (13,7 pontos como titular) e deixou muita esperança que ele possa desempenhar bem essa função por muito tempo em uma das franquias mais tradicionais da NBA. Com humildade, pode aproveitar muito as dicas dos experientes Jose Calderon e do brasileiro Marcelinho Huertas para crescer ainda mais.

randle1Outro de quem se espera muito é Julius Randle. Um pouco mais maduro que Russell, aos 21 anos Randle sabe que dele é aguardada uma evolução ainda maior do que a que se viu em 2015/2016, quando, de fato, foi a sua primeira temporada na NBA (em 2014/2015 ele se machucou no primeiro jogo…). Se fez um campeonato razoável com 11,3 pontos, 8,1 rebotes e 42% nos arremessos, como dono da posição 4 de um time como o Los Angelers Lakers o tal salto de qualidade, e sobretudo de intensidade e controle emocional (em vários momentos do certame passado ele parecia ir de 0 a 100, em termos psicológicos, muito rápido), é mais do que fundamental para pavimentar a sua carreira que tem tudo para ser logo na franquia e também na liga.

luke1Todos estes jovens vão precisar cortar um dobrado para mostrar seus talentos, mas dependerão muito também da performance de Luke Walton também. Que tipo de estratégia ele irá adotar? Vai tentar repetir o expediente do Warriors, onde foi nos dois últimos anos assistente? Ou tentará criar uma identidade nova para um elenco que só irá longe através dos jovens.

Um dos pontos mais importante para Walton é conseguir o equilíbrio entre demandar aos atletas um comportamento profissional exemplar e não pressionar demais principalmente a garotada. Talvez por isso Luol Deng, um dos melhores caras de vestiário de toda liga, tenha sido contratado. Não só porque joga muito bem, mas sobretudo porque mostrar a Ingram, Randle e Russell os caminhos para ir longe na NBA.

Ingram3O problema para a ansiosa torcida do Lakers é que as pedras-fundamentais da franquia são muitíssimo jovens. Ingram tem 19 anos. Russell, 20. Randle, 21. Larry Nance, 23. Jordan Clarkson, 24. O técnico, inexperiente. Se há alguém na Califórnia que aguarda a volta da equipe aos playoffs (desde 2013 não vai), é melhor diminuir a expectativa porque isso não acontecerá tão rápido assim.

Se está começando a trilhar um necessário caminho de renovação com jovens que podem, sim, virar algo (embora nada seja garantido na NBA…), a realidade é que a temporada 2016/2017 será de muito mais decepções do que de alegrias para a torcida do Lakers.

Campanha em 2015/2016: 17-65
Projeção para 2016/2017: Fora dos Playoffs (entre 30 e 38 vitórias).
Olho em: D'Angelo Russell

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.