Dez jovens pra ficar de olho no NBB – veja a lista!
Fábio Balassiano
08/11/2013 15h00
1) Gegê (foto à direita) -> Armador reserva do Flamengo, Gegê já foi muito bem quando acionado no NBB passado. Melhor jogador da Liga de Desenvolvimento, onde atua quando o time adulto o libera, o atleta não conseguirá desbancar o argentino Nicolas Laprovitolla, recém-contratado para a posição. O melhor, portanto, é aprender com o Hermano para, na próxima temporada, alçar vôos mais altos.
2) Bruno Caboclo -> Elogiado por todos, inclusive pelo técnico do Olympiacos, e dono de um potencial físico absurdo, o ala do Pinheiros é um dos destaques da LDB e certamente um dos mais promissores jogadores do país. Disputará tempo de quadra com os veteranos do clube paulista e também com Lucas Dias, outro talentoso jovem atleta do país. Precisa melhorar muito seu arremesso e sua leitura de jogo, mas tem tempo para isso.
4) Danilo Fuzaro -> Um dos destaques da LDB, Danilo foi muito bem quando acionado no final do último NBB. Será reserva no reforçado time do Minas, mas deve receber um pouco mais de tempo de quadra. Tem ótimo arremesso e pode ser usado tanto na posição 1 quanto na 2. Tem explosão, boa visão de jogo e pode se transformar em uma boa arma saindo do banco para o técnico argentino Carlos Romano.
5) Leonardo Demétrio -> Um dos jogadores mais enigmáticos dessa geração, ao menos pra mim. Com quase 2,10m, Leonardo é talentoso pacas, pode jogar em mais de uma posição (3, 4 ou 5) e não conseguiu muito tempo de quadra no último NBB. Segue brilhando nos circuitos de base (seleções brasileiras ou LDB), mas ainda não conseguiu dar o salto (difícil) que transforma ótimas promessas em grandes realidades. Torçamos para que tenha chegado a hora.
7) João Phylippe -> O bom ala de Macaé foi um dos destaques do time na Copa Brasil, competição que deu o acesso ao NBB para o time do interior do Rio de Janeiro. Se destacou tanto que foi chamado por Rubén Magnano para treinar com a seleção brasileira adulta. Com elenco macaense reforçado, pode ser que perca força e tempo de quadra, mas deve aproveitar para aprender com Márcio Dornelles, titular da ala e um exemplo de defesa e profissionalismo. Preciso ver um pouco mais de perto, mas parece muito talentoso.
8) Jefferson Campos -> Um dos destaques do tenebroso projeto de Suzano, Jefferson chegou a sonhar com o Draft da NBA mas acabou mesmo em Mogi, onde jogará para Paco Garcia e poderá aprender um pouco mais por aqui. Tem boa visão de jogo e arremesso. Precisa melhorar a parte física e evoluir nos grandes jogos. Boto fé nele.
9) Rafa Moreira -> Outro náufrago do projeto de Suzano que se safou, o ala forte e talentoso foi contratado pelo Minas, onde já foi elogiado por Romano. Tem tudo para ser utilizado com constância na rotação. A ver, apenas, se em um time maior e com maiores pretensões seu basquete segue em evolução. É uma boa aposta, a dos mineiros.
Faltou alguém? Gostaram da lista de jovens? Será que algum deles desponta já neste NBB?
Sobre o blog
Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.