Topo

Bala na Cesta

Multiplataforma, maior NBB da história começa hoje sem Rede Globo e terá as 2 maiores torcidas do país

Fábio Balassiano

13/10/2018 02h34

Luiz Pires/LNB

Começa neste sábado o maior NBB da história. Ancorado no conceito de multiplataforma (mais aqui, aqui e aqui), com jogos sendo exibidos de segunda-feira a sábado em seis canais diferentes (Facebook, Twitter, Band, BandSports, FoxSports e ESPN), algo inédito e bem salutar para o esporte brasileiro, baseado no mote "você nunca viu nada igual" e com as duas maiores torcidas do país representadas (Flamengo e Corinthians) a décima primeira edição da competição tem tudo para ser a mais impactante desde a criação da Liga Nacional há mais de uma década.

E pra mostrar que a exibição será constante nada melhor que uma estreia de primeira. Na abertura da competição, três dos quatro jogos deste sábado estarão sendo exibidos. Às 13h30, Paulistano e Mogi reeditam a final da temporada passada com transmissão da Band, que exibe em seguida Brasília x Vasco na capital federal. Na sequência, às 18h, o Facebook transmite Basquete Cearense contra o favorito Flamengo. No outro jogo da rodada, Pinheiros e Bauru duelam na capital de São Paulo às 18h. Vale dizer, desde já, que em todas as transmissões, independente do canal de exibição (online, TV Fechada ou TV Aberta), o pacote gráfico será o mesmo, dando à marca NBB um destaque e uma abrangência ainda maiores.

Um aspecto também importante é que este NBB será o primeiro sem a presença da Rede Globo como transmissora do campeonato. Após uma década como emissora oficial na TV Fechada através de seu canal esportivo Sportv, as Organizações Globo estarão fora do principal campeonato da Liga Nacional de Basquete justamente o momento em que o basquete nacional tem se desenvolvido e que o produto NBB demonstra maturidade, credibilidade e potencial de crescimento.

Luiz Pires/LNB

Não bastasse a exposição que colocará mais de 75% dos jogos da temporada regular sendo exibidos, em 2018 sairá do papel a primeira Copa do NBB (notícia dada em primeira mão aqui há alguns dias). A ser realizada no final do ano, o torneio contará com os oito melhores do primeiro turno e garantirá vaga no principal torneio continental na temporada 2019/2020 (algo parecido com o que acontece na Copa do Brasil com o futebol).

Na quadra, há dias eu coloquei aqui uma espécie de ranking de forças da competição que, além de Flamengo e Corinthians, terá Paulistano, Vasco, Botafogo, Mogi, Bauru, Pinheiros, Franca, São José, Basquete Cearense, Minas, Brasília e Joinville.

Amanhã coloco aqui meus palpites em relação ao campeonato, mas deixo o recado que vale a pena ficar ligado no NBB11 que terá nomes como Anderson Varejão, Marquinhos (ambos do Flamengo), Ricardo Fischer (Corinthians), Alex Garcia (Bauru), Rafael Hettsheimeir (Franca), Shamell (Mogi), Yago Mateus (Paulistano), entre outras feras.

O NBB é o maior campeonato do país, organizado com competência, esmero e planejamento pela Liga Nacional, e nesta décima primeira edição o produto chega não só a sua maturidade mas também ao seu maior desafio, que é gerar o conteúdo para os canais o distribuírem, aumentando a sua capilaridade, popularidade e criando uma ainda maior base de fãs.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.