Topo

Bala na Cesta

NBB aposta em conceito multiplataforma, e será exibido em 6 canais diferentes - Globo está fora

Fábio Balassiano

01/10/2018 11h00

Prestes a começar a sua décima-primeira edição (no dia 13 de outubro), a Liga Nacional de Basquete optou pelo conhecido conceito de Multiplataforma para o NBB na temporada 2018/2019. Ao invés da exclusividade do Grupo Globo na TV Fechada (Sportv, leia-se), três emissoras exibirão o campeonato (BandSports, Fox e ESPN), informação divulgada em primeira mão pelo jornalista Rafael Rezende. Para completar, uma TV Aberta (Band) e duas redes sociais (Twitter e Facebook) também transmitirão as partidas, que alcançarão o público de segunda a sábado em seis canais diferentes, algo jamais visto na história da modalidade.

O blog também apurou que a Liga Nacional de Basquete irá produzir todos os jogos que serão exibidos. A LNB será a responsável por toda parte técnica, enviando o sinal para as emissoras. Por produzir as partidas de forma uniforme haverá o mesmo pacote gráfico para todas as emissoras, um benefício incrível do ponto de vista de unificação da comunicação e de aproximação do público consumidor, que verá os confrontos em diferentes plataformas como se estivesse no mesmo "local". Tendência em todo mundo, inclusive na NBA, o NBB se consolida como gerador de seu próprio conteúdo.

Dona do produto (mais aqui e aqui), principal parceira comercial do NBB desde a sua fundação e detentora de exclusividade de exibição das partidas na TV Fechada (Sportv) nos primeiros dez anos de competição, a Globo, que também transmitia em seu sinal aberto as atrações do Jogo das Estrelas e as finais do campeonato, tinha até a primeira semana de agosto para costurar um acordo com a Liga Nacional de Basquete, mas as partes não convergiram e pela primeira vez desde 2009 o NBB não estará na grade de programação da emissora carioca.

Sendo assim, chegam para se juntar a Band, Twitter e Facebook, presentes desde a temporada passada exibindo os jogos, FoxSports, ESPN e BandSports. Cada uma em um dia específico, os seis canais transmitirão as partidas do NBB11 em um dia específico por semana, algo inédito e que faz um bem incrível à modalidade, já que aumentam exposição, popularidade, evita a centralização / dependência de um único meio de comunicação e cria uma competição saudável entre os meios de comunicação. Na imagem acima dá pra ver: Facebook às segundas, ESPN às terças, Twitter às quartas, BandSports nas quintas, FoxSports às sextas e Band aos sábados.

O Sportv foi responsável por 66 jogos transmitidos na temporada passada. Nesta, com os cinco canais disponíveis, serão mais de 175 apenas na fase de classificação (mais de 75% do total de jogos), além de TODAS as partidas dos playoffs (como já aconteceu nos dois últimos anos aliás).

O blog também apurou que o acordo com as três novas entrantes no segmento de TV Fechada (BandSports, Fox e ESPN) vale não só para que as partidas sejam exibidas, mas também em relação a conteúdo na grade de programação dos canais. Sendo assim, nos programas diários haverá matérias, informativos e vídeos que aumentarão a popularidade do campeonato, dos atletas e também da própria Liga Nacional.

A temporada 2018/2019 do NBB começa no dia 13 de outubro (sábado) com dois jogos sendo exibidos em TV Aberta de forma consecutiva pela primeira vez na história (a Band transmite Paulistano x Mogi às 13h35 e na sequência há Brasília x Vasco), terá 14 times (entre eles os gigantes Flamengo, Corinthians, Vasco e Botafogo) e cinco Estados do país representados (SP, SC, RJ, CE e MG, além do Distrito Federal).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.