Topo

Bala na Cesta

'Pra Cardíaco', playoff do NBB vê 3 jogos 5 nas oitavas-de-final - veja duelos

Fábio Balassiano

17/04/2017 13h20

Que playoff é o momento mais emocionante da temporada todo mundo sabe. Só que a turma da Liga Nacional de Basquete está fazendo teste cardíaco pra ninguém botar defeito. No playoff de 2017 do NBB estão sendo jogadas as oitavas-de-final, são quatro confrontos, e três deles serão definidos no agônico jogo 5 (o famoso "ganha ou volta pra casa"), algo inédito na história da competição. Com exceção de Bauru, que despachou Macaé com 3-0, outros seis times irão decidir seus futuros na última partida de suas séries.

Hoje em São Paulo acontece o primeiro jogo 5 da temporada 2016/2017 do NBB. No sábado o Vasco venceu o Pinheiros em casa por 79-73 com uma ótima atuação coletiva (seis atletas tiveram 8+ pontos) e forçou o jogo 5, que será realizado nesta segunda-feira na casa pinheirense a partir das 19h30 (o Sportv exibe). O vencedor deste duelo enfrenta o Flamengo, atual tetracampeão do torneio.

Também no sábado o Basquete Cearense tinha a faca e o queijo na mão para chegar às quartas-de-final. Jogava em casa após ter vencido o jogo 3 em São Paulo, mas não conseguiu passar pelo Paulistano. O jovem time de Gustavo de Conti contou com atuações seguras e sólidas de suas peças jovens mais valiosas, Georginho (17 pontos, 9 rebotes e 6 assistências) e Lucas Dias (15 pontos e 15 rebotes), e venceu por seguros 82-67. O jogo 5 será nesta terça-feira na capital paulistana, começará às 19h30 e será exibido pelo Sportv.

O último que forçou o jogo 5 foi Campo Mourão. Seria muito pouco dizer que o time do Paraná venceu o Vitória-BA por 68-66 ontem à tarde em casa. A história merece ser melhor contada. Os baianos tinham 1-0 série, ganharam o jogo 2 com virada incrível, tiveram match-point em casa em casa e todo mundo achava que o confronto terminaria ali mesmo, principalmente porque Betinho, um dos cestinhas do NBB e melhor jogador do rival, se machucou e não atua mais na temporada. De forma épica os guerreiros de Campo Mourão ganharam o terceiro duelo em Salvador na quinta-feira passada, neste domingo estavam perdendo a dois minutos pra acabar, mas tiveram forças para buscar o resultado e forçar o quinto jogo. Independente do que aconteça, papel belíssimo de Campo Mourão, que estreia na elite nacional nesta temporada. A quinta partida acontece também na terça-feira, às 21h30 e será exibida pelo Facebook do NBB.

Meus palpites seguem intactos: acho que Vasco, Paulistano e Vitória avançam (vascaínos e paulistanos eu havia cantado a pedra que seriam em cinco jogos, hein…). E você, tem palpite? Comente então!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.