Topo

Bala na Cesta

Seleção masculina dos EUA quer terceiro ouro consecutivo; Sérvia busca a zebra improvável

Fábio Balassiano

21/08/2016 06h01

Carmelo1Termina hoje a Olimpíada do Rio de Janeiro. Para nós, do mundo laranja, termina hoje o programa de basquete com o jogo do bronze e a disputa do ouro no masculino. A partir das 11h30 Espanha e Austrália brigam pelo terceiro lugar. Às 15h30, os Estados Unidos buscarão o terceiro ouro olímpico consecutivo diante da Sérvia, que tentará concretizar uma zebra inédita (caso vençam a partida). Os dois confrontos fecharão o calendário da modalidade na Arena Carioca I.

No Feminino, EUA bate a Espanha e aumenta domínio no mundo

teodocic1Obviamente os Estados Unidos, que poderão consagrar Carmelo Anthony como o maior vencedor do masculino com três ouros seguidos, são absurdamente favoritos. Negar isso é uma loucura e não irei fazer. Mas eu não acho que dá pra descartar a Sérvia, não. Basta dar uma lembrada no que foi a partida entre eles na fase de classificação (vitória norte-americana por apenas três pontos, com Bogdanovic errando o arremesso final no tempo normal para levar a partida ao tempo-extra).

sasha1Se é verdade que os europeus não contam com alas-pivôs e pivôs muito físicos para proteger o aro como DeAndre Jordan e DeMarcus Cousins (quem no planeta possui isso?), não creio que exista no mundo uma rotação tão grande assim de atletas habilidosos e capazes de criar seus próprios arremessos. O melhor do time chama-se, como disse aqui ontem, Milos Teodosic, um cracaço de bola admirado por Coach K e os atletas norte-americanos. Mas há Bogdanovic, Jokic, Kalinic, Raduljica, Macvan, Markovic, entre outros. É um time que, sob comando do excepcional Sasha Djordjevic, conquistou o vice-campeonato mundial contra o próprio EUA dois anos atrás na Espanha e que quando joga o seu melhor basquete fica lindo de se ver.

Será que os sérvios aprontam? Ou os EUA passarão o trator como tem muita gente falando?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.