Topo

Bala na Cesta

O que esperar dos 4 brasileiros que retiraram seus nomes do Draft da NBA?

Fábio Balassiano

16/06/2015 13h20

danilo1Ontem foi o último dia para que os jogadores que haviam se inscrito no Draft da NBA retirassem, caso quisessem, seu nome da seleção dos jogadores que acontecerá no dia 25 deste mês (mais no site oficial aqui).

E aconteceu o seguinte: os brasileiros decidiram não participar do Draft deste ano. Danilo Fuzaro Siqueira (Minas – ele na primeira foto deste texto), Georginho, Lucas Dias e Humberto (estes três do Pinheiros) retiraram seus nomes do Draft. Que fique claro: o quarteto pode se inscrever nos próximos porque ainda tem idade para isso. Permanecem como elegíveis para 2015 os nascidos em 1993, exemplos de Leo Meindl (Franca) e Henrique Coelho (Minas), dupla que vem sendo monitorada mas que não deve ser escolhida. Agora é tentar entender o que acontecerá com esta molecada daqui pra frente.

george1Talento brasileiro mais bem avaliado nesta fornada pré-Draft, o armador George de Paula, ou simplesmente Georginho, tem tudo para ganhar tempo de quadra no reformulado Pinheiros. Sem grandes investimentos, é bem provável que o clube de São Paulo volte seus olhos para as categorias de base, dando espaço para a molecada da qual Georginho faz parte. Com minutos de sobra e chance de evolução, é bem provável que ele chame ainda mais atenção das franquias da NBA pensando no Draft de 2016. Não custa lembrar: o garoto tem singelos 19 anos (completados em 24 de maio último), 1,95m e esta mão surreal aí da foto. Ele já tem um potencial físico surreal e terá a oportunidade de jogar, quem sabe como titular, tanto na Liga de Desenvolvimento (LDB) como em NBB uma quantidade bem razoável de partidas. Melhorar no inglês, algo importante para qualquer atleta de sua posição (necessidade grande de comunicação), também deve estar em sua ordem do dia.

lucas1Raciocínio parecido se aplica ao bom Lucas Dias, mas nem tanto. Ele também é jovem (completará 20 anos daqui a um mês), mas precisa mostrar a evolução que se espera dele rapidamente. Há três anos ele foi eleito o MVP do Jordan Classic, evento que reúne a nata dos jovens valores do mundo, mas desde então seus minutos não cresceram como se supunha no Pinheiros (entrevistei-o no começo de 2013, aliás). Ala de 2,07m, é outro que deve ganhar tempo de quadra e espaço na rotação do Pinheiros nesta temporada. É importante que desde o começo dos próximos campeonatos de 2015/2016 Lucas jogue todas as suas fichas. Talento ele tem, e o brasileiro foi muito bem avaliado por sua capacidade de arremesso nos Estados Unidos recentemente. É importante que ele evolua na parte física e que ganhe mais consistência durante os jogos.

humbertofinalO armador Humberto é uma grande incógnita pra mim. Da mesma fornada de Lucas Dias e também de Bruno Caboclo, ele surgiu muitíssimo bem no Pinheiros, foi espetacular na campanha que levou o clube ao vice-campeonato da Liga das Américas duas temporadas atrás, mas perdeu bastante espaço na rotação do clube. Com a subida de Georginho, não sei se a sua carga de minutos crescerá mesmo com um elenco menos experiente em relação ao último NBB. Ele é muito jovem também (completará 20 anos no próximo mês), muito bom na defesa e tem um físico privilegiado para um armador (1,95m), mas sua concorrência dentro do elenco será duríssima. Comparado a Leandrinho e a Russell Westbrook, é essencial que ele encontre seus minutos na rotação do Pinheiros nesta temporada para que o "fio da meada" de sua evolução não seja perdido.

danilo2Aos 21 anos, o ala-armador Danilo Fuzaro (que eu não sei bem como passou a ser chamado de Danilo Siqueira) terminou bem a temporada pelo Minas quando substituiu muito bem a Robby Collum nos playoffs contra Macaé. Teve 20, 26, 15 e 17 nos playoffs e chamou a atenção não só pela parte técnica do jogo, mas principalmente pela desenvoltura no mata-mata e pela capacidade de ler bem as situações do jogo mesmo em situações pouco confortáveis das partidas (mais aqui). Mais confiante após um período de quase 30 dias treinando nos Estados Unidos, ele deve ganhar espaço na rotação do técnico Demétrius no clube mineiro e ficar ainda mais pronto para os próximos anos. Precisa melhorar na parte física e na defesa.

foto1São quatro jovens brasileiros de muito valor e que certamente mostrarão seus talentos na próxima temporada de NBB e LDB. Torço, sinceramente, para que os clubes em que os quatro estão (Minas e Pinheiros) lhes forneça toda a estrutura necessária e principalmente uma carga de treinamento bem forte, pesada mesmo. Seria fundamental, por fim, que o pessoal da Confederação Brasileira ficasse de olho neles com carinho, mas seria pedir demais.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.