Topo

Bala na Cesta

Meninas na história pela porta dos fundos: nunca haviam saído de Olimpíada sem vitória

Fábio Balassiano

14/08/2016 10h20

bra5A crônica da morte anunciada do basquete feminino brasileiro teve ontem à tarde o seu desfecho. E um desfecho triste. As meninas perderam para a Turquia em Deodoro, concretizando a eliminação sem nenhuma vitória em cinco jogos após revés de 79-76 na segunda prorrogação que seguiu o mesmo roteiro dos jogos anteriores – liderança no primeiro tempo, perda de controle e do confronto na segunda etapa.

feminina1O fiasco da seleção brasileira feminina foi de proporções inéditas para o esporte brasileiro. Além da última ou penúltima posição no torneio, levantamento feito pelo blog constata que nunca um time nacional das meninas terminara uma Olimpíada sem ao menos uma vitória na bagagem. Antonio Carlos Barbosa, sua comissão técnica e 12 suas comandadas (ou quase isso…) conseguiram. O 0-5 no Rio-2016 é a pior campanha do basquete nacional em sete participações olímpicas, como mostra a figura ao lado.

Mais do que isso: com os 67 pontos de média nos cinco jogos de 2016 (e 67 porque ontem foi a duas prorrogações…) a seleção brasileira obteve a segunda pior média de pontos de sua história. Os 65,8 de Londres-2012, onde também teve participação pífia, seguem como a pior marca do basquete feminino brasileiro na história olímpica (figura abaixo).

feminina2

bra4Assim, então, fechamos a tampa do basquete feminino, esporte que consegue a proeza de perder 15 dos seus últimos 17 confrontos em Olimpíadas (semifinal e jogo do bronze em 2004, 1-4 em 2008 e 2012, além do incrível 0-5 em 2016).

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos desta novela de terror chamada basquete feminino brasileiro. Como a "diretora" da trama atende pelo nome de Confederação Brasileira de Basketball, é importante que todos saibam que o fundo do poço é sempre mais fundo do que o que estamos vendo. A CBB tem um estoque ilimitado pra fazer besteira em gestão, e é fundamental que não nos surpreendamos caso o que se viu no Rio-2016 seja ainda pior no próximo ciclo olímpico.

bra1Antes de concluir queria gostaria de fazer uma indagação às meninas mega patriotas deste elenco que terminou a Olimpíada sem vitória alguma: irão se manifestar de forma organizada agora? Dizer que amam o país e tal a gente já viu que elas sabem fazer. Mas e cobrar a Confederação, irão? Chegou a hora disso, ou, tal qual aconteceu quando do problema envolvendo o tal Colegiado e CBB (mais aqui e aqui), continuarão omissas, passivas, sorrindo para as fotos nas redes sociais e perdendo partidas na vida real?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.