Topo

Bala na Cesta

Em jogo decisivo, Brasil precisa vencer a Sérvia no Mundial

Fábio Balassiano

03/09/2014 01h21

varejaoAnderson Varejão (foto à esquerda), um dos melhores jogadores do Brasil neste Mundial da Espanha, foi cirúrgico na saída da quadra depois da derrota de segunda-feira para os donos da casa: "Aquela disputa foi porque tínhamos que começar daquele jeito (com força). Eles começaram batendo, jogando forte e nós, não. Por isso foi um desastre o 1º quarto. Vamos ver o vídeo depois e ver que erramos diversas coisas que combinamos antes. E se isso acontecer contra um time como o deles, vamos pagar".

O que Anderson diz eu comentei ontem aqui depois da partida. O Brasil tem começado mal demais na Copa do Mundo e isso não pode se repetir nesta quarta-feira contra a Sérvia a partir das 13h (Sportv e ESPN+ exibem). A bola sobe, e o time parece que demora um pouco a encontrar seu posicionamento, seu encaixe no jogo.

Em três duelos (França, Irã e Espanha), três vezes saindo atrás do placar em primeiros períodos. Isso é preocupante demais, principalmente porque a partir de agora (com exceção do jogo contra o Egito) não há mais margem para erro. É totalmente clichê, mas é verdade: qualquer descuido poderá ser absurdamente fatal para as pretensões da seleção brasileira masculina.

milosA começar pelo jogo de hoje contra a Sérvia, do trio formado pelo armador Milos Teodosic (foto à direita), Bogdan Bogdanovic (ala) e Nemanja Bjelica (também ala). É um time que ainda conta com os fortes Nenad Krstic (já veterano) e Miroslav Radujlica, e que só não ganhou da França porque os azuis tiveram um final de jogo absurdamente forte (os sérvios lideraram por 39 dos 40 minutos da peleja).

O cenário do Grupo A não mudou em absolutamente nada. O Brasil tem a faca e o queijo na mão. Se vencer a Sérvia, confirma a segunda colocação batendo o Egito e enfrenta o terceiro colocado da outra chave (fugindo da Espanha até uma eventual semifinal). Caso perca, entram em quadra muitas contas (mais você pode ler aqui).

A equipe sérvia do técnico Aleksandar Đorđević (ele tem 47 anos e eu lembro dele jogando MUITA bola!) marca bem e tem atletas com muito talento. Vacilar e deixar a defesa frouxa como foi contra a Espanha é meio caminho andado para perder.

huertasQue Rubén Magnano e seus atletas tenham aproveitado a terça-feira de folga para corrigir os erros, se concentrar em iniciar bem a partida desta quarta-feira e defender com MUITA força pelos 40 minutos. A partida contra os europeus é pela fase de grupo, mas vale tanto quanto a do mata-mata que começa no próximo sábado ou domingo justamente por pavimentar o caminho que será seguido pelo Brasil.

O que irá acontecer nesta quarta-feira contra a Sérvia? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.