Topo

Um mês após suspensão da FIBA, CBB finge que nada aconteceu mas acumula problemas

Fábio Balassiano

21/12/2016 06h04

No dia 14 de novembro o mundo caiu para quem acompanha a modalidade por aqui. A Federação Internacional suspendeu o basquete brasileiro até 28 de janeiro de 2017 devido a falta de "controle total" da Confederação Brasileira, como a FIBA descreveu a situação da CBB (aqui).

O tempo passou, a CBB adiou a sua coletiva de imprensa (até hoje não feita), muitos rumores sobre os próximos passos surgiram e a Confederação tem tentado fingir que absolutamente nada aconteceu. É um método comum para a entidade máxima, aliás. Acha que está tudo bem, passa uma imagem de que nada disso é culpa dela e vida que segue. Meio bizarro, mas é assim que funciona a cabeça retrógrada de quem comanda o basquete brasileiro na Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro. É a turma que finge que a suspensão não é com ela, e na prática, vejam só o absurdo dos absurdos, não é mesmo porque na prática quem está sofrendo na pele com a sua falta de competência são os três clubes do NBB que não jogarão a Liga das Américas por causa dela (Flamengo, Mogi e Bauru).

Aqui, aliás, cabe um parêntese. O fantástico mundo de Carlos Nunes e de seus colegas na Confederação é tão irreal, tão surreal, tão fantasioso, que ontem à noite a entidade máxima desejou um ótimo… 2014 para quem (ainda) ama basquete neste país. Beira o bizarro que em um mesmo dia a Confederação tenha pago um mico deste nível no seu site oficial (imagem ao lado) e outro no Facebook, quando afirmou que o Phoenix Suns, de Leandrinho, teria vencido um jogo contra o Minnesota – jogo que, na verdade, perdeu. Fica a pergunta: o que a turma da CBB faz de BOM neste planeta? Se alguém souber, vale avisar.

Seria o bastante, mas não é. Em movimento insano, mas que pode ser interpretado como recado claro de incômodo ao excelente trabalho feito pela Liga Nacional nos últimos oito anos, a CBB abriu fogo ontem contra a LNB em relação ao STJD da organizadora do NBB (aqui). Liga que lançou a Liga Ouro de 2017 (Segunda Divisão), que pode ter 9 times.

Acham que é só? Em matéria publicada no UOL nesta terça-feira (aqui), o Comitê Olímpico Brasileiro, que tem tido conversas com a FIBA para decidir se intervirá ou não na Confederação como estava praticamente certo até o final do mês passado, informou que a entidade máxima do basquete brasileiro "precisará resolver sua suspensão junto à Federação Internacional para ficar com a verba federal repassada pelo COB" de R$ 3,6 milhões em 2017. Para quem devia, até o final de 2015, mais de R$ 17 milhões, digamos que não é o melhor dos recados, né?

A verdade é que mais de 30 dias se passaram desde a suspensão da FIBA à CBB e só quem perdeu até o momento foi o NBB – e seus clubes afiliados. A CBB acumula problemas, divulga um mico atrás do outro em suas redes sociais, mas Carlos Nunes segue no seu lugarzinho, calado e sem ser incomodado.

Clubes, federações, ligas, atletas, técnicos e até mesmo a imprensa estão anestesiados esperando uma solução por parte dos órgãos responsáveis (COB, FIBA, Ministério do Esporte e quem mais está arquitetando algo desde 14/11). A dúvida é: será que vem mesmo? E se vier, o que vem? Com quem vem?

Enquanto isso, Nunes e seus comandados passarão Natal e Reveillon tranquilos, bem tranquilos à frente de uma CBB falida. Tranquilos, bem tranquilos e achando que de fato nada fizeram de errado, pois até o momento as consequências não chegaram até seus portões.

O mais bizarro de tudo é que de tanto fingirem que a suspensão não foi por causa deles, como de fato foi (e foi MUITO!), os rapazes da Confederação devem acreditar que está, de fato, tudo bem, que a gestão de Nunes e seus comandados por oito longos anos foi sensacional para o esporte da bola laranja. Que situação triste a do basquete brasileiro. Situação que está, no final das contas, entre a tristeza e a comédia. É rir pra não chorar. Ou chorar pra não rir.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Um mês após suspensão da FIBA, CBB finge que nada aconteceu mas acumula problemas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta