Topo

Bala na Cesta

14/11/2016 - Aqui jaz, CBB; E agora, quais os próximos passos?

Fábio Balassiano

15/11/2016 00h30

cbb1Nesta altura dos acontecimentos você já sabe que a Federação Internacional de Basquete, a FIBA, suspendeu no mínimo até 28 de janeiro de 2017 o basquete brasileiro INTEIRO (seleções + clubes) por conta da péssima administração da Confederação Brasileira. Confederação Brasileira que, inacreditavelmente, emite uma Nota Oficial demonstrando surpresa com o ocorrido. Deve ser alguma brincadeira que não pesquei, só pode.

Explicando o que isso significa para os que não conseguiram pescar o tamanho da gravidade de coisa: nenhum clube ou seleção brasileira entra em quadra fora da fronteira. Para ficar em dois exemplos vale dizer que as eliminatórias do Mundial Masculino de 2019 e a Copa América Feminina que classifica para o Mundial Feminino de 2018 começam no próximo ano. Caso a suspensão seja prorrogada as consequências podem ser realmente surreais para a modalidade. Está claro: o dia de ontem foi o mais triste da história do basquete brasileiro. Não por uma derrota na quadra, mas sim por ter sido uma derrota final de um modelo de gestão falido, de um presidente cuja credibilidade é menor que 0 e de seus comandados tão ruins quanto ele (de assessor de imprensa que prega a censura, a chefe de departamento técnico que diz que está tudo bem quando a água já está batendo no pescoço, a diretor financeiro que afirma que dinheiro público não vale). Todos realmente iguais – ruins, coniventes, pouco críveis, usuários de métodos intimidatórios pouco recomendáveis contra quem os critica e tudo mais de péssimo que possa existir em termos de gestão e educação.

Minha participação na a Rádio Globo ontem com Oscar Schmidt e Hortência

nunes7Para quem lê este blog há algum tempo não há surpresa (apenas a Confederação ficou surpresa, né…). A CBB deve a alma (mais de R$ 17 milhões – obrigado, Professor Scarpin), deixa de ir a competições por falta de verba, não organiza campeonatos que se comprometeu a fazê-los e deixa um rastro de pagamentos não realizados por todos os cantos.

Em português claríssimo: a entidade máxima do basquete brasileiro morreu. A CBB coberta de esparadrapos passou do estágio da CTI para, infelizmente, o de fechamento das portas. A FIBA não reconhece mais a Confederação, e se tivesse um mínimo de vergonha ou senso do ridículo (algo que não o tem) Carlos Nunes, o presidente da morta CBB, pediria as contas nesta terça-feira deixando não só dívidas mas também consequências bizarras e tristes para os clubes do país.

nunes2Flamengo e Bauru estão, de cara, suspenso da Liga das Américas devido a falta de competência da Confederação Brasileira e Mogi só não entra no mesmo balaio porque já disputa a Liga Sul-Americana há mais de um mês. Para Nunes não basta ser ruim no minifúndio que ele comanda. Nunes é um ruim espaçoso, prolongando os seus tentáculos incompetentes até mesmo para uma Liga Nacional de Basquete (a organizadora do NBB) que tenta fazer um bom trabalho por aqui. Quero apenas, antes de seguir, deixar claro que sou completamente contra o que a FIBA fez ao punir as agremiações que ainda tentam fazer basquete de qualidade no país, mas infelizmente estas são as regras do jogo (as do estatuto da Federação Internacional), a hierarquia é clara (Federação Internacional, FIBA Américas e CBB, que CHANCELA a Liga Nacional) e não cabe outra coisa que não aceitar e lamentar.

nunes3Mas, bem, voltando, agora a questão é saber o que será do amanhã no basquete brasileiro. São muitas perguntas e poucas respostas, na verdade. Será formada mesmo uma Comissão por parte da FIBA para organizar a casa? O espanhol Jose Luiz Saez voltará ao país para isso? As eleições da CBB serão antecipadas? Carlos Nunes será deposto do cargo ou pedirá demissão do mesmo? Alguém da tal comunidade do basquete vai se insurgir contra um cada vez mais fragilizado Nunes para tentar reformatar a Confederação? Os atletas falarão algo de realmente útil ou continuarão com muito, muito, muito medo de fazer qualquer coisa? A Liga Nacional, afetada por conta da incompetência alheia, vai realmente emudecer?

nunes2Choco-me com essa anestesia do basquete brasileiro, mas não me surpreendo mais porque sei que o meio é absurdamente contemplativo. De dirigentes, passando por jogadores, imprensa e até mesmo torcedores, quase ninguém cobra como deveria. De todo modo, o que vemos é reflexo do que somos. Quem tem Carlos Nunes como presidente há oito longos anos não pode querer nada de diferente daquilo que estamos vendo. O basquete, pra quem não conhece, é um meio absurdamente sujo (MUITO sujo), retrógrado, medroso, melindrado e que pensa muito mal (e em doses homeopáticas). Os poucos que tentaram mudar a ordem das coisas foram extirpados e / ou sugados para o lado ruim da força. De todo modo, ninguém aqui é maluco de dizer que o que aconteceu nesta segunda-feira foi "normal". Não, não foi. O dia 14 de novembro de 2016 foi bem triste para a modalidade. O dia em que o órgão máximo do esporte mundial (a FIBA) disse pro planeta inteiro ouvir: "Meus caros colegas da CBB, vocês estão fazendo uma besteira atrás da outra e a gente não aguenta mais. Grande abraço e passem bem".

cbb1Ontem foi a morte portanto. Muita gente com quem conversei me disse de forma convicta (ou otimista) que hoje, 15 de novembro, a proclamação da república do país por coincidência, é o dia do renascimento do basquete brasileiro. Que será o primeiro dia de um novo ciclo.

Adoraria acreditar nisso, mas a verdade é que não consigo. Ainda não consigo ver uma luz no fim do túnel justamente por não saber quem irá comandar a Confederação a partir de amanhã ou pós-eleição de 2017. Mais do que um presidente, o basquete brasileiro precisava mesmo é de uma revolução mental, estrutural e de ideias. Continuar pensando que dá pra gerenciar a segunda modalidade mais popular do planeta como se fazia há 40, 50 anos é um erro que não dá mais pra cometer. Não dá, mas é exatamente isso que faz a CBB "gerencia" o esporte há duas décadas.

Pobre basquete brasileiro. Morto ontem. Sem rumo hoje. Indecifrável no futuro.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.