Topo

Sobre o comportamento dos torcedores no esporte brasileiro - quando iremos evoluir?

Fábio Balassiano

15/10/2016 10h15

Recentemente coloquei aqui e aqui os problemas que houve com a torcida do Flamengo e também com o técnico Dedé agredindo um torcedor e jogando uma cadeira no público em Franca.

Não dá pra defender de forma alguma a atitude do treinador de Rio Claro (de forma alguma, insisto!), que em minha concepção merece ser fortemente punido, algo que não irá acontecer porque as entidades que deveriam fazer são reducionistas, minimalistas, mas é necessário abordar um tema importante para os próximos passos do esporte brasileiro: o comportamento de torcedores nos ginásios (e também em estádios, mas neste campo, literalmente, não vou entrar, não).

Não é exclusivo de Franca, que fique claro, mas usando o exemplo de Dedé e de sua ira é inadmissível que torcedores vão a ginásios e fiquem cuspindo, xingando e impedindo a normal saída de atletas adversários da quadra para o vestiário. Como assim temos gente fazendo isso sem a MENOR punição? É sério que com as imagens disponíveis ninguém fará nada?

Sei que este tema é de outra esfera, a policial, mas é tão inadmissível quanto o comportamento de Dedé no ginásio o que ocorreu pós-confusão no Pedrocão, quando o ônibus de Rio Claro foi atacado na estrada. Não dá pra acusar, mas uma coisa (a placa arremessada) e outra (a agressão do técnico) têm relação – quem lançou a placa contra o veículo de cima do viaduto contra atletas, comissão e motorista estava na partida minutos antes?

Vou me perguntar sempre por que diabos uma pessoa sai de casa para uma partida de basquete e se envolve em confusão, algo incompreensível para mim, mas jamais terei essa resposta. Sei, obviamente, que passa muito por uma palavrinha mágica chamada "educação", algo em falta neste país desde sempre e provavelmente para sempre em todas as suas esferas, não só a esportiva. A palavra é um pouco forte e hiperbólica, mas JAMAIS veremos uma partida de basquete com as imagens que vemos, por exemplo, no esporte americano, com torcedores de times diferentes (Lakers e Celtics, para ficar em um caso apenas) sentados lado a lado e curtindo o ESPETÁCULO. No final das contas, pessoal, é isso que é o esporte – espetáculo, entretenimento, diversão, alegria.

Ganhar ou perder é do jogo, mas o que precisamos (como um todo) compreender é que não dá mais para ter cidadãos que só querem confusão em um local que deveria ser preenchido apenas por famílias, por pessoas que saem de casa apenas para se divertir com uma atividade esportiva – como fazem indo ao teatro, cinema, shopping.

Tenho conversado com o Pedro Rodrigues, que faz o Podcast comigo, sobre o tema e está claro que atualmente a "oferta" de atividades para as famílias é imensa com as novas mídias. TV, Videogame, Netflix, jogos pela tv aberta, fechada e internet, video on demand e muito mais. Toda vez que há confusão o basquete (e qualquer outro esporte) perde torcedores "bons" de seus ginásios.

Como "proteger" quem vai ao ginásio apenas para torcer? Como RETIRAR de cena quem vai a jogos de basquete apenas pela balbúrdia? Como atrair, encantar e reter a família que quer se apaixonar e se fixar na modalidade?

Não sei o que precisa ser feito, mas são perguntas que deveriam ser pensadas por clubes, dirigentes e principalmente Liga Nacional para a próxima temporada e para os anos que estão por vir.

Para o basquete brasileiro crescer de forma sutentável as ideias, punições e soluções precisam sair do papel para serem colocadas na prática. Para ontem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sobre o comportamento dos torcedores no esporte brasileiro - quando iremos evoluir? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta