Topo

Por redenção, Paulão retorna a Liga Espanhola pelo Gran Canaria para reviver ótima fase

Fábio Balassiano

29/09/2012 12h15

Não foram fáceis os primeiros cinco anos da carreira do brasileiro Paulo Sergio Prestes, o Paulão. Paulista de Monte Aprazível, o pivô de 2,10m surgiu muito bem pelo Ribeirão Preto em 2005, chamando a atenção de todos. Dois anos mais tarde, foi destaque do Mundial Sub19 da Sérvia de 2007 com 23 pontos e 14,7 rebotes (aqui). Projetava-se, então, uma jornada brilhante para ele.

Mas os problemas físicos vieram, a evolução física parou e Paulão vive, em 2012, um grande recomeço no Gran Canaria, clube espanhol que decidiu apostar as fichas no brasileiro. Depois de terminar o campeonato passado pelo lituano Pieno Zvaigzdes, o brasileiro poderá repetir o desempenho que, em 2010, chamou a atenção do Minnesota Timberwolves, da NBA. Naquela temporada ele teve 9,3 pontos e 7,3 rebotes até que uma grave lesão no tornozelo fez seu mundo mudar um pouco (relembre aqui).

Os Wolves até chegaram a escolhê-lo no Draft de 2010, neste ano ele fez algumas boas partidas na Liga de Verão pela franquia, mas ainda não foi a vez do salto para a NBA (leia mais aqui e também aqui).E isso não é ruim, já que na Espanha ele poderá recuperar a confiança e o basquete que ele apresentava no começo de sua carreira (isso, claro, sem esquecer da obrigatória evolução física – seu corpo precisa passar por uma transformação urgentes, e o corpo técnico do Minnesota já o havia alertado disso há dois anos).

Portanto, o que se espera de Paulão, apesar da forte concorrência no elenco do técnico Pedro Martinez (o croata Uros Slokar e o espanhol Xavi Rey), é que aos poucos ele recupere o basquete que todo mundo sabe que ele tem. Na Espanha ele teve a melhor fase de sua carreira. É na Espanha que ele ganhou uma nova chance de recomeçar. Ele é jovem (24 anos), o elenco é razoável e a pressão é pequena. Talvez não exista oportunidade melhor. É bom não desperdiçá-la.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por redenção, Paulão retorna a Liga Espanhola pelo Gran Canaria para reviver ótima fase - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.


Bala na Cesta