Topo

Bala na Cesta

No emergente turco Darüşşafaka, David Blatt tenta voltar a dominar a Europa

Fábio Balassiano

05/09/2016 01h00

blatt5Durante o período olímpico as atenções estavam, claro, voltadas pro Rio de Janeiro. Mas longe do Brasil aconteceu uma contratação ao mesmo tempo impactante e surpreendente na Turquia. O não tão grande Darüşşafaka Doğuş, da primeira divisão turca, assinou com David Blatt, técnico demitido pelo Cleveland no começo de 2016.

Muitos pensavam que Blatt poderia seguir na NBA, mas pesou para a sua decisão o fato de nenhum convite concreto surgir nos EUA (o Nets sondou, mas não avançou muito), o Darüşşafaka Doğuş ter vindo com um contrato longo, um caminhão de dinheiro para ele e para a contratação de reforços (o time de Istambul agora conta com o aporte financeiro do milionário conglomerado Dogus, dono de meio mundo de coisas no país) e sobretudo o fato de, na Europa, o técnico ter um currículo absurdo, sendo mínima a chance de ele ser boicotado pelos atletas, como aconteceu no Cavs.

blatt6O diretor do clube turco, campeão local apenas em 1961 e 1962, quarto colocado na última temporada na Liga Turca, vice-campeão da Copa da Turquia e eliminado no Top-16 da Euroliga em 2015/2016, é İbrahim Kutluay (na foto ao lado), ala campeão europeu em 2002 com o Panathinaikos e membro da seleção da Turquia por mais de uma década (para os de memória boa, ele estava no jogo épico do Mundial de 2002 contra o Brasil, aquele da bola final de Marcelinho Machado). Em entrevista ao site do clube, Kutluay disse: "A chegada de David Blatt coloca a nossa equipe em novo patamar. Sabemos que o trabalho é de longo prazo, mas ter uma peça como Blatt a nosso favor é um ótimo começo para atingirmos o que queremos no futuro".

blatt3Aos 57 anos, Blatt retorna à Euroliga duas temporadas depois de ter levantado o caneco pela primeira (e até então única) vez com o Maccabi Tel-Aviv. O Darüşşafaka Doğuş já fechou com os americanos Will Clyburn, cestinha da Liga Israelense na temporada passada, Bradley Wanamaker, maior pontuador da Liga Alemã nas duas últimas temporadas, e James Anderson (ex-Kings), renovou com Semih Erden, pivô turco que começou a sua carreira no clube em 2003, e teve fôlego para assinar com o bom ala letão Dairis Bertans e com o francês Adrien Moerman.

blatt4Se ainda não é uma potência como Real Madrid ou CSKA, o Darüşşafaka Doğuş, cujo ginásio de 5 mil pessoas está sendo reformado para receber mais de 12 mil torcedores, está investindo pesado para entrar no hall dos principais clubes da Europa para os próximos anos.

O elenco ainda está em construção e sem nomes de muito peso. Na beira da quadra, porém, a chegada de David Blatt não deixa o time turco devendo nada para ninguém no velho continente.

Olho nos movimentos do Darüşşafaka Doğuş e no retorno de Blatt à Euroliga.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.