Topo

Bala na Cesta

Sampaio Correa pode se tornar hoje 2º time do Nordeste campeão nacional

Fábio Balassiano

24/04/2016 02h00

sampaio111Este domingo, 24 de abril, pode se tornar uma data histórica para o basquete do país. A partir das 14h30 se enfrentam, no ginásio Castelinho, em São Luis (Maranhão), Sampaio Correa e Corinthians / Americana (Sportv exibe).

Com 2-0 na série, o Sampaio precisa de apenas mais uma vitória para se tornar o segundo time do Nordeste a conquistar um título adulto em âmbito nacional no basquete brasileiro. Até o momento, apenas o Sport-PE, na temporada 2012/2013 da LBF, conseguiu o feito. No ano passado o Basquete Cearense conseguiu o feito, mas foi na Liga de Desenvolvimento (Sub-22).

sampaio1.1jpgAlém disso há dois fatos interessantes: o primeiro, já dito pelo blogueiro, vem do fato de Lisdeivi poder se tornar a primeira técnica estrangeira a obter um título em âmbito nacional. No feminino nunca houve. No masculino, Flor Melendez, com o Corinhtians em 1996, é até então o único gringo a levantar um caneco por aqui. A cubana Lis, aliás, merece elogios seguidos por conseguir fazer seu time jogar de maneira coletiva, com uma defesa fortíssima e conseguindo colocar os nervos da experiente Iziane no lugar.

izi1Outro ponto interessante é que Iziane pode, enfim, trazer para a sua cidade natal o tão sonhado título nacional que prometeu desde que voltou ao Brasil. A ala, aliás, só tem um Nacional em seu currículo (2007/2008 por Ourinhos), e naquela final atuou muito pouco contra Catanduva (no jogo 5, inclusive, esteve em quadra por menos de 12 minutos). Talentosa, ela, que passou quase uma década jogando na Europa antes de regressar ao Brasil em 2012, poderá conquistar o primeiro título nacional de sua carreira como grande protagonista.

sampaio3Até o momento o domínio na final é totalmente do Sampaio Correa, que não tem dado a menor chance ao Corinthians / Americana. Para o time de Lisdeivi, é continuar anulando o jogo forte de garrafão do rival e, no ataque, seguir explorando as infiltrações da norte-americana Wheeler e de Iziane. Para a equipe de Americana, só há uma chance: concentrar esforços nas duas atletas citadas (Wheeler e Iziane), dobrar a marcação nelas (nem que isso implique em ter alguma jogadora do Sampaio livre em alguns momentos) e diminuir o ritmo, evitando desperdícios de bola e pontos do rival em contra-ataque.

Pelo que se viu na série até agora, o Sampaio tem todas as chances do mundo de conquistar o primeiro título de uma equipe do Nordeste diante do seu torcedor.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.