Topo

Bala na Cesta

Entendendo a demissão de Derek Fisher do Knicks - Phil Jackson agiu bem?

Fábio Balassiano

09/02/2016 06h10

fish1E o New York Knicks surpreendeu a todos ontem à tarde ao anunciar a demissão do técnico Derek Fisher, que tinha contrato até o final da temporada 2018/2019. Contratado no começo do campeonato passado por Phil Jackson, que o dirigiu no Los Angeles Lakers, Fisher deixa o time com 23-31, 11 derrotas nos últimos 12 jogos e bem longe da zona de classificação para os playoffs. Então justifica-se a saída dele, certo? Hummm não é bem por aí. Vamos lá:

fish21) Estamos longe, é difícil analisar por aqui, mas eu NÃO demitiria Derek Fisher agora, não. Faltam 28 jogos para a temporada terminar, e o cara poderia ao menos terminar o seu segundo certame como técnico principal antes de ter, aí sim, uma avaliação mais criteriosa de Phil Jackson. Phil Jackson que, obviamente, entende MUITO mais de basquete do que eu, você e todos os leitores deste espaço. Nem sempre, porém, devo concordar com ele, né?

2) O motivo pelo qual eu digo que não rifaria Derek Fisher agora é muito claro: os Knicks são um time em formação. São nove jogadores diferentes em relação ao campeonato passado, um calouro que NUNCA havia jogado nos Estados Unidos nem em faculdade (Porzingis) e com a principal estrela (Carmelo Anthony) se ausentando em mais de 50 partidas nos últimos dois anos. Carmelo Anthony que, como disse aqui em texto recente sobre a franquia, dava (pequenos) sinais de melhora em relação a seu jogo e a concepção de basquete. Se havia boa relação entre o craque do elenco e o treinador, será que não valeria a pena ao menos usar isso até abril, maio?

fish53) Alguém acreditava mesmo que os nova-iorquinos se transformariam do pífio certame anterior (17 vitórias) em um esquadrão de 50+ triunfos da noite para o dia? Vale lembrar que NENHUMA grande estrela chegou à franquia. Nomes de peso tentados preferiram atracar o barco em outros lugares. Se o elenco de 2014/2015 era tenebroso, o de 2015/2016 podia ser até promissor, mas excelente não era.

phil4) Dito tudo isso, discordo frontalmente da demissão de Derek Fisher, mas eu compreendo o movimento da franquia. Por mais que ache que os Knicks não sejam ainda um time de playoff, é fato que a campanha poderia ser um pouco melhor (principalmente depois que vimos que Porzingis não seria uma tragédia – bem ao contrário). Como disse acima, são 11 derrotas nos últimos 12 jogos, vitórias vexatórias recentes (a contra o Sixers em duas prorrogações é um exemplo) e uma estagnação que assustava um pouco (ver evolução em um período de 10 jogos estava complicado).

fish105) Talvez o que tenha acontecido entre Phil Jackson (o manda-chuva) e Derek Fisher seja a famosa diferença de expectativa. PJ provavelmente acredita que os Knicks já são um time de playoff. Estar tão longe assim da pós-temporada pode ter acelerado a tomada de decisão dele. Creio que as performances de Detroit Pistons (27-25) e Boston Celtics (31-22), ambos com elencos sem nenhuma estrela de primeira grandeza, mexam com a cabeça de Phil também. "Se eles conseguem com grupos medianos, por quê a gente não chega lá?". É uma maneira de pensar também.

thibs16) Outra forma de enxergar a demissão de Derek Fisher é que Phil Jackson quer tentar o melhor nome disponível no mercado antes que os outros concorrentes entrem em cena. Tom Thibodeau, que saiu do Chicago Bulls ao final de 2014/2015, Thibs está literalmente dando sopa. Qualquer time que queira contratar um bom treinador vai conversar com ele. E inclusive já há posições de técnico abertas no momento – Nets, Suns e Wolves, com Sam Mitchell interino até o final do campeonato. Se o objetivo é dar um pouco mais de consistência a um time que leva mais de 100 pontos por jogo e ensinar um pouco mais de marcação à estrela da companhia (Carmelo Anthony), ele é o nome certo.

pj1457) Sobre o próximo comandante do Knicks, eu sinceramente não creia que seja Thibs. Não pela sua capacidade de ser treinador, porque nisso ele é excepcional, mas sim porque creio que as visões de basquete dele e de Phil Jackson sejam bastante diferentes (ambas excelentes). É mais provável, portanto, que PJ tente trazer alguém que enxergue o jogo mais ou menos como ele – Luke Walton, que foi muito bem como interino no Golden State e está como assistente há um bom tempo, ou Brian Shaw, que foi auxiliar de Phil em Los Angeles e que já dirigiu o Denver Nuggets. Quem eu tentaria? Tom Thibodeau, com certeza. É o melhor nome do mercado sem dúvida alguma, e poderia trazer "ingredientes" diferentes e necessários para que a franquia cresça de forma mais rápida e também sustentável.

Concorda comigo? O que achou da demissão de Fisher do Knicks? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.