Topo

Bala na Cesta

Brasília joga para se tornar maior campeão da Liga Sul-Americana

Fábio Balassiano

09/12/2015 12h55

bsb10

bsb8Hoje pode ser um dia histórico para Brasília e para o basquete do país. Como coloquei aqui na semana passada, o time da capital federal luta, nesta final de Liga Sul-Americana em que se encontra, principalmente pela manutenção da hegemonia continental para o Brasil (seriam seis títulos consecutivos, algo inédito nas Américas), mas não só isso.

Com 1-0 na série depois de ter vencido o primeiro duelo na semana passada na capital brasileira (94-92 na prorrogação), a partir das 22h desta quarta-feira (Sportv2 exibe) o time de José Carlos Vidal enfrentará o San Martin, em Corrientes (Argentina) em busca do terceiro título da equipe na Liga Sul-Americana.

atenas1Caso vença hoje ou amanhã (no terceiro e decisivo confronto), os brasilienses, ganhadores em 2010 e 2013, se igualam ao Atenas, de Córdoba (Argentina), como o maior campeão da competição (1997, 1998 e 2004). Vale lembrar, aliás, que o treinador daquele timaço do Atenas da década de 90 era ninguém menos que Rubén Magnano, hoje na seleção brasileira, e tinha no elenco os experientes Marcelo Milanesio, Hector Campana e Diego Osella, além dos jovens que surgiam (Fabricio Oberto e Leandro Palladino).

bsb6Para o jogo de logo mais vale a pena ficar de olho no jovem Deryk Ramos. Reserva do experiente Fúlvio, ele entrou para substituir o lesionado armador titular no Jogo 1 e não teve a menor cerimônia de assumir a responsabilidade. Terminou com excepcionais 28 pontos, 7 assistências e foi o autor da bola que decidiu a peleja no tempo-extra. A foto ao lado ilustra bem o que ele representou, não? Deryk, ex-Limeira, foi aclamado pelos torcedores como o grande herói do confronto inicial desta decisão da Liga Sul-Americana.

bsb5É óbvio que hoje a história é outra. Os argentinos jogarão em casa e a gente sabe bem o tipo de atmosfera que eles costumam gerar neste tipo de ocasião. É importante, portanto, que Brasília esteja preparado mentalmente e taticamente para o jogo contra um adversário bom, mas perfeitamente vencível. Que a equipe de José Carlos Vidal se concentre para trazer o caneco para o país, tornando-se assim o maior campeão da Liga Sul-Americana.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.