Topo

Bala na Cesta

Por hegemonia do país, Brasília luta por título da Liga Sul-Americana

Fábio Balassiano

03/12/2015 01h33

Começa hoje a decisão. No ginásio da Asceb às 20h15 (Sportv exibe), Brasília recebe o San Martin, de Corrientes, em busca não só do título da Liga Sul-Americana, mas também pela manutenção de uma inédita hegemonia continental para o Brasil (contando também a Liga das Américas). A decisão será em melhor de três partidas, com o jogo 2 e (caso necessário) o jogo 3 sendo disputados na Argentina em 9 e 10 de dezembro.

americas

fulvio1Como você pode ver acima, Brasília, campeão sul-americano em 2010 e 2013, luta pelo sexto título consecutivo para o basquete brasileiro, em uma mostra continental de força incrível do esporte do país e também da competência da Liga Nacional de Basquete, que organizou a modalidade sete, oito anos atrás.

Além do caneco, vale registrar que o time de José Carlos Vidal já está classificado para a Liga das Américas de 2016 (no lugar de Limeira, que fechou as portas recentemente).

giovannoniPor Brasília, é importante que o time mantenha o nível apresentado na semifinal, quando jogou muito bem contra Obras Sanitárias, Malvin e Quilmes, e não a pouca defesa apresentada na derrota para Bauru na semana passada no NBB (114 pontos é muita coisa e não pode servir de exemplo). Vencer hoje, obviamente, é fundamental para ir para a Argentina precisando vencer apenas um dos dois jogos possíveis (e não os dois). Para isso, desperdiçar poucas bolas, não precipitar ataques e marcar muitíssimo bem devem estar na ordem do dia, evitando que os hermanos joguem tranquilos e ditando o ritmo da partida.

sanmartin1No bem treinado time do San Martin (olho no técnico Sebastián Gonzalez), que tem apenas uma temporada na elite do basquete argentino (é um dos caçulas e já tem este sucesso todo), olho no norte-americano Larry O'Bannon Jr, ala formado na Universidade de Louisville e dono de boa técnica (foi um dos cestinhas da equipe nas fases iniciais). Os argentinos estão invictos, motivo pelo qual têm o direito de fazer até dois jogos em casa nesta decisão.

Será que Brasília começa bem nessa final? Comentem aí!

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.