Topo

Bala na Cesta

Nas palavras de Magnano, a dura realidade do basquete brasileiro

Fábio Balassiano

28/07/2015 02h11

magnano1"A medalha é real. Mas a estrutura do basquete brasileiro precisa melhorar muito mais para fazermos relação com os resultados". Esta frase poderia ser dita por um analista que acompanha a modalidade a fundo. Poderia ser dita até por algum dirigente da oposição (se é que há oposição de algo neste país). Mas foi dita por Rubén Magnano, técnico da seleção masculina. E minutos depois do ouro pan-americano ter sido conquistado com brilhantismo no sábado por seu time. Não creio que precise nem me alongar muito para explicar o que as suas palavras querem dizer, certo? Ele foi bem claro e direto ao ponto.

ruben1O principal mesmo é tentar entender como as palavras (duras e sinceras) de Rubén Magnano podem se transformar em ação – e não em lamentação como se faz por aqui a cada segundo. Magnano que faz um trabalho bem bom na quadra mas que sofre bastante por não conseguir colocar tudo o que sabe justamente porque falta organização e gestão por parte de sua contratante (vide o caso da FIBA com a vaga ao Rio-2016). Seu diagnóstico do cenário em que o esporte se encontra é perfeito, bate bem com o que este espaço fala há anos e merece ser levado em consideração de maneira profunda e séria por quem dirige o basquete brasileiro.

bra7Falta alguém da Confederação puxar a cadeira para iniciar uma salutar discussão em torno da modalidade. Ora bolas, mesmo com uma assustadora dívida (mais de R$ 13 milhões ao final de 2014) ainda seguem surgindo jovens com potencial nas divisões de base. A pergunta, aliás, é bem óbvia e precisa ser feita: em um país de 200 milhões de habitantes como fazer para que o surgimento de novos Caboclos, Raulzinhos, Bebês, Benites e Meindls seja regra, e não exceção?

bra8A Liga Nacional, através do NBB e principalmente da Liga de Desenvolvimento (LDB), consegue estancar um pouco o problema com um trabalho acima da média, mas o basquete brasileiro só dará um salto de qualidade real quando houver união não de forças, mas de trabalhos (cada um em sua área) entre a fraquíssima CBB, clubes, LNB e Federações.

olivTodos precisam estar literalmente na mesma página, navegando de maneira tranquila e sabendo o que deve ser feito para que o resultado final seja bom para todos. Por enquanto sabemos bem em que lado está o problema. Mesmo com todas as mazelas o potencial (atlético e técnico) sobra por aqui e acho que isso está claro para todo mundo (e 'mundo' não é força de expressão, mas sim o que todos os países falam do Brasil e dos jogadores brasileiros).

bra2Só que ainda falta bastante coisa para, como bem disse Magnano, relacionar organização a resultados. Falta, sobretudo, ter a certeza que mais e mais atletas surgirão no basquete, não nos preocupando loucamente com renovação durante um ciclo olímpico. Nos questionamos dia após dia se não vale a pena lançar um jovem de 19, 20 anos no lugar de um veterano de 33 ou 34 anos simplesmente porque não se tem a certeza de quando a fonte milagrosa de revelação de talento irá secar. Como secou no basquete feminino (e estamos vendo o que acontece quando a fonte seca…).

Enquanto a mistura de organização, planejamento e fomento a clubes não acontecer vamos continuar a depender de uma ou outra ação das agremiações formadoras e dos bons trabalhos nas seleções. Como é o de Rubén Magnano na seleção adulta.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.