Topo

Bala na Cesta

LDB começa em julho com Seleção Brasileira Sub-17 como grande atração

Fábio Balassiano

06/07/2015 13h20

ldbTerá início no dia 24 de julho em Uberlândia mais uma edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete, a LDB, xodó maior deste blog e maior competição de basquete de base do país (a previsão é que o campeonato disputado por 24 equipes termine em dezembro de 2015).

cearaO regulamento é o mesmo da temporada passada. Os times jogarão em turno único, com os oito melhores se classificando para a segunda fase. Nela as equipes serão divididas em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão será jogada em partida única. Tal qual aconteceu em 2014 estão previstas transmissões via web no site da LNB da fase decisiva. Um número relevante, aliás, merece ser colocado: 68. Foram os atletas que disputaram a edição 2014/2015 da LDB e que entraram em quadra no NBB 7 (destaque para Davi Rosseto, que levantou o troféu pelo Basquete Cearense e se firmou como um dos destaques do time adulto de Alberto Bial no NBB).

germanoPara esta temporada, uma grande e ótima novidade: entre os 24 participantes de 10 estados do país (além do Distrito Federal) há, também, a presença de uma seleção brasileira Sub-17 disputando a LDB. Em preparação para o Sul-Americano de Resistencia (Argentina), o time do técnico André Germano (foto) aproveitará a Liga de Desenvolvimento para se preparar para a competição que dá três vagas para a Copa América Sub-18 em 2016. Algo salutar e que a Liga Nacional de Basquete, organizadora do evento, merece os parabéns por abrir espaço para que uma equipe nacional faça parte de seu torneio.

ogloboAqui, aliás, cabe uma observação. Mesmo com a entrada da equipe Sub-17 na LDB a Confederação Brasileira de Basketball conseguiu, vejam só que coisa feia, fazer queixa da Liga Nacional de Basquete ao Ministério do Esporte. Como relatou a Coluna Panorama Esportivo, do Jornal O Globo deste sábado (foto), a entidade se queixou ao Ministério que a turma da LNB já recebeu a verba para organizar a LDB, mas que ela, CBB, ainda não. No mínimo faltou de sensibilidade. E também pode-se notar um caso grave de memória seletiva. Talvez a turma de Carlos Nunes tenha se esquecido que deve mais de R$ 13 milhões e que tem problemas tributários inclusive com o governo federal. Governo federal que despejou na CBB mais de 57% da receita de R$ 24 milhões em 2014. Memória seletiva, deve ser isso.

vanderleie2Mas, bem, voltando, acho bem bacana que a seleção Sub-17 use a Liga de Desenvolvimento para se preparar para o Sul-Americano. Só que isso precisa ser relativizado também. Deve, sobretudo, colocar em perspectiva o que há por trás disso. Não é, somente, uma boa ação de planejamento da Confederação Brasileira para o time de Germano seguir treinando (ao contrário do que diz Vanderlei (foto) ao site da CBB). Pelo que temos visto a Confederação Brasileira não tem um centavo furado para investir na garotada que vai representar o país em torneios de base. A melhor maneira de evitar que o time Sub-17 viaje com 10, 15 dias de treino, portanto, foi colocar essa molecada para jogar. Jogar, treinar, estar junta por duas etapas da LDB (LDB que é bancada pelo Ministério do Esporte, não custa lembrar).

nunes1Creio ser válida a iniciativa (mesmo que meninos de 16 anos batam de frente com rapazes de até 22 anos de idade) tanto da Liga Nacional quanto da Confederação. Mas não é o mundo ideal – não mesmo. O certo, certíssimo mesmo, seria que essa molecada estivesse sendo monitorada pela CBB há tempos, fazendo circuitos de treinamento sempre que possível e viajando para clínicas no exterior. Em tempos de vacas magras na entidade máxima, no entanto, jogar a LDB acaba sendo a única oportunidade de preparar a equipe. E preparar em um terreno que não é dela, mas sim da competente Liga Nacional de Basquete.

Que não deixemos de olhar para isso, também, como mais uma prova de falta de gestão do presidente Carlos Nunes. Pode não parecer, principalmente porque a CBB fará de tudo para exaltar este feito de jogar a LDB com a seleção Sub-17, mas no final das contas é mais um capítulo da falência total da Confederação Brasileira.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.