Topo

Bala na Cesta

Cleveland marca bem de novo, vence Warriors e abre 2-1 na final da NBA

Fábio Balassiano

10/06/2015 00h50

lebron1Foi mais uma aula defensiva do Cleveland, que fez o melhor ataque da temporada ficar abaixo dos 100 pontos novamente. Jogando uma partida de final de NBA diante de sua torcida pela primeira vez em oito anos (a última fora em 14 de junho de 2007), os Cavs foram muito superiores (apesar do susto no último período), venceram o Golden State com autoridade por 96-91 e abriram 2-1 na final da NBA com mais uma atuação de gala de LeBron James (40 pontos, 12 rebotes e 8 assistências), que tem a incrível média de 41 pontos nesta decisão até o momento. O jogo 4 será na quinta-feira (22h, com ESPN), também em Ohio, e os donos da casa podem ficar a uma vitória do inédito título caso vençam novamente.

nba2No primeiro tempo o Cleveland manteve a postura dos jogos anteriores na marcação. Muito "físico", forçou erros (sete) do Warriors, deixou Harrison Barnes arremessar (0/6 para o ala, que está fazendo uma final péssima aliás), evitou contra-ataques (2 pontos sofridos apenas), não deu nenhuma liberdade para Steph Curry (3 pontos, 1/6 nos arremessos, sendo 1/4 nas bolas de três) e ainda viu Draymon Green (1/3) e Klay Thompson (0/3) errarem bastante de fora. Além disso, a turma de Ohio, que teve 24 dos 41 pontos no garrafão, contou com boas contribuições de James Jones e JR Smith, que saíram do banco e somaram 7 pontos cada. Depois de 24 minutos, 44-37 pró-Cavs com o cenário não sendo pior para o Golden State porque Andre Iguodala teve 10 pontos. LeBron James teve 6/17 nos arremessos (13 pontos).

CHEGOU A HORA DE STEVE KERR MUDAR A ESTRATÉGIA CONTRA LEBRON JAMES?

nba3O terceiro período veio e o show da defesa montada por este estupendo técnico chamado David Blatt continuou. O Golden State Warriors tentou de tudo, mas foi amassado pela marcação dos Cavs, fechou o quarto com menos de 20 pontos (18) e os 36 primeiros minutos com menos de 60 pontos pela segunda vez seguida nesta final da NBA (feito inédito na temporada). Com LeBron James inspirado, o Cleveland abriu 20 de frente, viu pequena reação do adversário, mas fechou com liderança de 17 (72-55) graças a uma marcação incrível, linda de acompanhar.

nba5Não dá pra dizer que os últimos 12 minutos foram apenas para constar. Pelo contrário. Houve bastante drama no final principalmente porque Steph Curry, autor de 3 pontos na primeira etapa, teve 24 nos últimos 17 minutos do jogo (17 no período derradeiro para ser mais exato). O Golden State continuou lutando, seguiu tentando, a diferença chegou a cair para um ponto a três minutos do fim, mas parou por aí ao Steve Kerr inexplicavelmente tirar Leandrinho e David Lee, os dois maiores responsáveis por tirar a diferença de 20 pontos. Melhor jogador do planeta, LeBron James seguiu dominando seus adversários (Kerr, que tal começar a dobrar a marcação em cima do camisa 23?), terminando com incríveis 40 pontos, 12 rebotes e 8 assistências, sendo o principal responsável pelo triunfo de sua equipe (além dele, Matthew Dellavedova teve mais uma atuação épica com 20 pontos e um esforço defensivo de outro planeta). No final, vitória por 96-91 para o Cleveland, que abriu 2-1 ao vencer o rival pela segunda vez seguida.

nba4Viu o jogo? O que achou das duas equipes? O Cleveland Cavs agora tem 2-1, está a dois triunfos do inédito título, faz a quarta partida novamente em casa e agora está "a favor" daquela estatística que diz que o vencedor do jogo 3 em séries empatadas em 1-1 vencem a final da NBA em 84% das ocasiões. Golden State Warriors nas cordas? O que o técnico Steve Kerr (foto) deve fazer para mudar o panorama que até agora não é nada bom para seu time? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.