Topo

Bala na Cesta

Flamengo domina de novo, vence Bauru e conquista quarto título do NBB

Fábio Balassiano

30/05/2015 11h49

fla3

fla1Foi quase uma repetição da primeira partida (mais aqui). Dominando Bauru desde o começo e jogando com autoridade, o Flamengo fez 77-67 em Marília (destaques para Olivinha, autor de 17 pontos, e Laprovittola, com 19 e MVP das finais), venceu o forte rival novamente, fez 2-0 na final, conquistou com inteira justiça o NBB pela quarta vez (a terceira consecutiva e a primeira na casa do adversário) e se tornou o maior campeão da história do maior campeonato do país (Brasília tem três).

jerome1Logo de cara foi possível ver que o segundo jogo não seria muito diferente do primeiro. Com um início avassalador, o Flamengo pressionou na defesa, rodou a bola no ataque, arremessou sem muitos problemas e fechou o primeiro período em fáceis 25-11. Nos dez minutos seguintes, Bauru equilibrou um pouco mais as ações, chegou a reduzir a diferença para 8 pontos, mas Vitor Benite, em uma sequência de um roubo e uma bola de três pontos (ele terminou com 15 pontos e foi fundamental também na defesa), recolocou a vantagem rubro-negra na casa dos dois dígitos (40-25) no final do segundo período e deixou os bauruenses, que arremessaram muito mal (2/12 de 3 e 8/23 de 2).

fla2O panorama não se alterou na segunda etapa, apesar da tentativa de reação de Bauru. O time de Guerrinha, cansado até a alma (foram assustadores 84 jogos em uma temporada fabulosa que teve os títulos do Paulista, da Liga das Américas e da Sul-Americana) até que tentou, mas não conseguiu em nenhum momento ameaçar a liderança rubro-negra. Correu, lutou, melhorou um pouco a defesa, mas a diferença do placar parecia nem se mexer. O Flamengo, jogando com muita tranquilidade, manteve o pé no acelerador, abriu ainda mais vantagem e fechou o terceiro período em 62-39 (22-14 na parcial).

fla4Nos dez minutos finais o Flamengo seguiu controlando as ações (nos 80 minutos da série foi assim, diga-se de passagem), viu o adversário ainda tentar uma breve reação, mas não abriu margem alguma para Bauru diminui a diferença para menos de 10 pontos e sacramentou a conquista ao fechar o duelo em 77-67. Foi o quarto título de NBB para o rubro-negro, o terceiro da Era José Neto (o treinador tem 100% de aproveitamento na competição nacional com o clube) e o fecho de ouro para uma temporada que começou, lá atrás, com o título Mundial Interclubes contra o Maccabi Tel-Aviv.

flamengo3Ou seja: a caminhada da turma da Gávea se iniciou e terminou com troféu na temporada 2014/2015. O carinhoso apelido da torcida, que chama o time de "Orgulho da Nação", continua fazendo todo sentido para uma equipe que de fato enche os rubro-negros de alegria há anos. O basquete do Flamengo continua no topo graças a uma comissão técnica muito forte liderada por José Neto e por um elenco cada vez mais completo. Parabéns ao clube!

Viu o jogo? Título justíssimo para o Flamengo, né? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.