Topo

Bala na Cesta

Flamengo vence Bauru com autoridade e abre 1-0 na final do NBB

Fábio Balassiano

27/05/2015 01h47

nico1Foi uma vitória daquelas incontestáveis. Daquelas construídas do minuto 1 ao 40 de uma partida de basquete. Foi assim na noite desta terça-feira na HSBC Arena quando o Flamengo fez 91-69 contra Bauru para abrir 1-0 na final do NBB com a maior diferença de pontos já vista em uma parte de decisão do campeonato em suas sete temporadas (superando os 21 do próprio Flamengo contra Brasília no NBB1). Terminou com 22 de margem pró-cariocas, mas chegou a estar em mais de 30, algo incrível.

O jogo 2 será sábado, em Marília, e nova vitória rubro-negra garante o tetracampeonato a equipe comandada por José Neto. Se ainda quiser conquistar o inédito troféu, os bauruenses precisam vencer para forçar a terceira partida. Alguns pontos sobre o duelo:

arena1) O público divulgado na HSBC Arena foi de mais de 5.600 pessoas. Não sou bom nisso, mas todos que estavam ao meu lado na área de imprensa também desconfiaram do número. O de pagantes (4 mil) parece algo mais plausível em relação aos torcedores do Flamengo que estiveram no ginásio. Número ruim? Não creio. Merece ser relativizado. Horário difícil, ginásio afastado, péssimas condições de transporte, entre outros fatores. Para uma final merecia lotação máxima, mas é complicado esperar que em dia de semana tivéssemos casa cheia. Inacreditavelmente o Maracanazinho, a mais central das casas, tornou-se um ginásio fantasma no Rio de Janeiro e isso não pode ser tirado da equação tampouco. Existe, mas ninguém usa. É do Estado, mas é caro para utilização e a população não pode usufruir dele. Vai entender…

foto22) Dentro de quadra o domínio do Flamengo foi muito absurdo. Mental, técnico, tático, físico, de "entusiasmo". Tudo. Os rubro-negros sobraram do começo ao fim com uma defesa bem sufocante e um ataque letal. Marquinhos, brilhante com 15 pontos, comandou as ações de um time que teve 5 atletas com 10+ pontos (Benite, Olivinha, Marcelinho Machado, Laprovittola e o camisa 11 mesmo). Mérito total do técnico Neto, que conseguiu, na defesa, implantar uma incrível pressão no homem da bola e ótimo sistema de rotação que fez com que TODOS os arremessos de Bauru saíssem marcados, pressionados. Não foi a toa que os bauruenses terminaram com 26% nas bolas de fora e 42% de dois pontos. Com isso seu ataque fluiu de forma mais tranquila e menos pressionada a compensar problemas defensivos.

foto13) Do outro lado, Bauru jogou muito mal (isso é óbvio), mas precisamos prestar atenção para não cair no clichê de dizer que arremessou mal (apenas). Ciente que seu jogo de bolas de fora não deu certo contra Mogi e Franca (aproveitamentos baixos), Guerrinha apostou em concentrar, logo no começo, sua força ofensiva no garrafão, mas Hettsheimeir (3/10) e Murilo (2/5) foram completamente dominados por Olivinha e Meyinssee. E isso minou sua estratégia logo de cara. O erro, portanto, não foi de estratégia, mas de execução. O que foi pensado não deu certo. O problema (o maior deles) foi, no entanto, que a defesa não conseguiu segurar a onda de um ataque que estava sendo massacrado pela marcação rubro-negra. Marcação esta que impedia até mesmo uma troca maior de passes dos rivais. Com isso, a vantagem do Flamengo só aumentava. O ataque carioca jogava solto, e o setor ofensivo de Bauru não conseguia produzir. Além disso, a defesa bauruense não conseguiu em nenhum momento "achar" o tempo do ataque adversário, marcando mal os jogadores com a bola e também os que faziam deslocamentos. Combinação explosiva, né? Explica muito o fato de no primeiro tempo os bauruenses terem feito apenas 28 pontos (pior marca da temporada).

foto84) Os jogadores e técnicos das duas equipes disseram que isso não existe, que cada jogo é uma história, mas acho muito claro que o Flamengo começa o jogo 2 com um nível de confiança acima do esperado antes desta série. Não foi apenas uma vitória. Foi uma exibição de gala (provavelmente a melhor da temporada) de um time que está faminto para fechar a temporada com mais um caneco diante de outro que parece cansado e aparentemente sem tanta força assim (e é sintomática a frase de Ricardo Fischer a mim depois da peleja dizendo que "o Flamengo simplesmente parecia querer mais a vitória que a gente"). Bauru tem time, técnico e a força da torcida para reverter o revés de ontem à noite no Rio de Janeiro, mas a maneira como o Flamengo chega para o segundo duelo em Marília é bem animadora para a sua torcida. O lado psicológico pesará muito até sábado, não tenho dúvida disso.

foto65) Muita gente (inclusive eu) não entendeu quando Guerrinha manteve seu time titular no último período mesmo com a partida já decidida a favor do Flamengo. Conversei com o técnico de Bauru depois do duelo, e ele me disse que já estava pensando e preparando seus jogadores para o próximo duelo, evitando inclusive que a diferença subisse (ficando ainda mais abalada a confiança de seu grupo). Estratégia que pode render frutos lá na frente. Guerrinha tem experiência para entender não só os momentos dos jogos, mas o que uma atitude até certo ponto despretensiosa pode render adiante.

benite16) Por fim, mais um grandíssimo jogo de Vitor Benite por parte do Flamengo. Cada vez mais maduro e assumindo a responsabilidade como uma das estrelas da equipe, o camisa 8 terminou com 16 pontos (cestinha da equipe), 5 rebotes e excelente marcação tanto em Alex quanto em Ricardo Fischer. Escrevi sobre Benite recentemente (mais aqui), e seu nível técnico e de entendimento do jogo impressionam mais a cada dia.

Viu o jogo? O que achou da vitória do Flamengo? Será que Bauru se recupera pro jogo 2? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.