Topo

Bala na Cesta

O começo das semifinais do NBB - quem chega à final?

Fábio Balassiano

08/05/2015 13h00

nbb1

Começam amanhã as semifinais do NBB (calendário com dias e horários dos jogos aqui). Interessante notar que mais uma vez os quatro times de melhor campanha chegam na semi, algo que só não aconteceu nas duas últimas edições. Vamos às análises e palpites:

filipin1BAURU x MOGI – Eis um confronto que se repetiu muito ao longo da temporada – e com pouco sucesso para Mogi. Os dois times se enfrentaram na fase de grupos e final da Liga Sul-Americana, e duas vezes na fase de classificação do NBB. Foram 4 vitórias de Bauru, e sempre com margem alta de diferença (média de 20 pontos de margem pró-bauruenses). No mata-mata do NBB, porém, não acredito em tanta facilidade.

Primeiro porque Mogi cresceu do meio para o final da competição (quando o número de jogadores fora de combate diminuiu). Depois porque certamente o núcleo formado por Guilherme Filipin (foto à direita), Shamell, Tyrone e o técnico Paco Garcia não vai vender tão barato assim uma inédita passagem à decisão do NBB. E em terceiro lugar porque isso é playoff, mudam os ânimos e o nervosimo costuma mexer com as estruturas de todos, fazendo com que as partidas sejam menos brilhantes e mais emocionais.

alex2Mesmo com isso tudo acho que Bauru leva boa vantagem. Alex Garcia (foto à esquerda) vai marcar Shamell, e o camisa 24 de Mogi não terá tanta facilidade para pontuar com um "carrapato" em sua cola. Além disso, Ricardo Fischer, o entrevistado dia neste espaço, tem tudo para comandar a série na armação das jogadas bauruenses. O fator mais importante, porém, atende pelo nome de Rafael Hettsheimeir. Paulão, pivô de Mogi, melhorou demais e volta a dar sinais do grande jogador que todos esperam que seja. Seu físico, porém, ainda inspira cuidados e dá pra imaginar o quanto Hetts irá se utilizar disso para pontuar fora e dentro do garrafão. Não consigo imaginar o que Paco Garcia terá que fazer para detê-lo (talvez com Tyrone defendendo-o, mas aí Murilo teria contra Paulão).

Por isso tudo acredito que Bauru fará a sua primeira final de NBB de sua história.
Meu palpite: Bauru em quatro jogos

dede1LIMEIRA x FLAMENGO – Dedé faz um ótimo trabalho com Limeira (o ala Guilherme Teichmann falará sobre isso amanhã no blog), a equipe conseguiu enfim ganhar a primeira série de playoff de sua história, tirando um peso de suas costas, e Nezinho, Ronald Ramon e David Jackson formam um trio de perímetro bastante interessante (apesar de baixo, eles conseguem se virar bem na defesa e sobretudo no ataque). É, sem dúvida, a mais agradável surpresa do NBB até o momento. Para chegar à semifinal, ganhar os dois primeiros duelos em casa é mais do que fundamental. Independente do que aconteça, com um investimento médio Limeira já se colocou entre os melhores e irá jogar uma competição internacional na próxima temporada (ótimo pro projeto e pra cidade).

neto3Do outro lado, no entanto, está o time mais experiente e "jogado" entre os quatro que sobraram no NBB (nunca ficou fora da semifinal do NBB e é o atual bicampeão). O técnico Neto (foto à esquerda) conseguiu, depois de muita hesitação do time no começo de 2015, recompor a sua equipe com Olivinha e Benite ganhando tempo de quadra, Marquinhos costuma ser decisivo nestas fases mais importantes do campeonato (foi brilhante no jogo 5 contra São José) e a torcida tem tudo para, mais uma vez, fazer a diferença a favor dos rubro-negros nos (eventuais) dois jogos no Rio de Janeiro.

Meu palpite: Flamengo em quatro jogos

Concorda comigo? Quem chega à final do NBB nesta temporada? Palpite você também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.