Topo

Bala na Cesta

Macaé, São José e Brasília vencem fora e invertem mando de quadra no NBB

Fábio Balassiano

26/04/2015 08h06

Lembra do que aconteceu nas oitavas-de-final do NBB, quando os times de pior campanha levaram 3 vezes a melhor contra os de melhor (mais aqui)? Pois não é que as surpresas estão acontecendo de novo nas quartas-de-final do maior campeonato de basquete do país? Vamos lá!

giovannoniNa sexta-feira, em jogo que todos estão reclamando da arbitragem (não vi, não posso falar), Brasília contou com excepcional atuação de Guilherme Giovannoni (29+11 – foto à esquerda) e venceu Limeira por 93-85 no interior de São Paulo, igualando o confronto em 1-1 e tendo os dois próximos jogos na capital federal. Caso vença as duas em seus domínios, onde aliás ainda não perdeu no playoff deste ano, chega novamente às semifinais do NBB. Para Limeira, aquele inevitável fantasma já aparece (a equipe NUNCA venceu uma série de playoff em toda sua história). Conviver com isso não será fácil para os comandados de Dedé (especialmente contra uma turma tão experiente como é a brasiliense). Os jogos 3 e 4 serão na segunda (20h30) e quarta-feira (19h30) e terão transmissão do Sportv.

dedeNo Rio de Janeiro, com grande atuação do trio formado por Caio Torres (15+7), Andre Laws (17+7) e Dedé (15+7 – ele na foto à direita), São José jogou muitíssimo bem, controlou o Flamengo desde o início com ótima e intensa defesa, e venceu por 82-76, também invertendo o mando de quadra na série e tendo os dois próximos duelos em seu ginásio (que certamente estará apinhado de gente). Elogio merecido, também, o ótimo trabalho de ajuste feito pelo técnico Zanon. Conseguiu segurar as principais peças do rival e mesmo sem contar com seu principal pontuador em noite inspirada (Jimmy Baxter teve módicos 3 pontos) saiu com o triunfo. Pelo rubro-negro, atuação ruim de Laprovittola (0/7 nos tiros) e péssima pontaria de fora (5/29). Os joseenses tampouco perderam em seu ginásio no mata-mata até então. Jogos 3 e 4 na terça (20h – Web) e quinta-feira (19h30 – Sportv).

jamaalPor fim, Macaé, que havia incomodado demais Mogi no jogo 1, liderando a partida por três períodos, ontem concretizou a inversão do mando de quadra em São Paulo. Bateu os mogianos fora de casa por 89-84 com um último período de arrepiar (29-16) e com outra atuação mítica do norte-americano Jamaal (o armador, que está na foto à direita, saiu-se com 27 pontos), muito bem coadjuvado pelo excelente Márcio Dornelles (12 pontos e 3 assistências), Atílio (14+8 rebotes), João (16 pontos) e Fernando Mineiro (15 pontos). O time do técnico Leo Costa (muito jovem, muito promissor – olho nele!) agora tem dois jogos em casa, onde tampouco foi derrotado no playoff até agora, e pode fazer com Mogi o que Mogi fez com os adversários na temporada passada (saindo em décimo-segundo, a equipe de Paco Garcia surpreendeu a todos). Os jogos 3 e 4 serão na terça (20h) e quinta-feira (19h30). Os jogos 3 e 4 serão na quarta (19h30) e sexta-feira (19h30).

hettsA única série que (ainda?) não tem inversão de mando de quadra é a envolvendo Bauru e Franca. Os bauruenses venceram o jogo 1 por confortáveis 82-55 com 16 pontos e 14 rebotes deste excelente Rafael Hettsheimeir e fazem o segundo duelo no ginásio Panela de Pressão neste domingo às 19h (transmissão pela Web).

O que vai acontecer no mata-mata dos playoffs do NBB? Mais surpresa? Ou Flamengo, Limeira e Mogi se recuperam contra São José, Brasília e Macaé? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.