Topo

Bala na Cesta

Macaé elimina Minas, e NBB vê 3 'surpresas' nas 4as de final

Fábio Balassiano

17/04/2015 22h19

jamaal2Coloquem uma placa para esse rapaz da foto à direita na cidade! O motivo é simples: Macaé acaba de eliminar o Minas ao fazer 92-86 no quarto jogo para ganhar a série por 3-1 com surreais 30 pontos (6/7 de 3), 4 rebotes e 2 de assistências do armador norte-americano Jamaal (a média dele no confronto foi de incríveis 22,8 pontos e 23 de eficiência). Com o resultado, os macaenses pegarão Mogi, quarto melhor colocado na fase de classificação, nas quartas-de-final.

O Minas não tem com o que ficar triste. Fez EXCELENTE campanha na primeira fase, perdeu o experiente arremessador Collum por lesão para os playoffs e "pagou" pela juventude de seu elenco. A se lamentar, apenas, que o técnico Demétrius siga sem vencer uma série de playoff (por Limeira, 4 vezes, e agora pelo clube mineiro). Nada que tire o mérito da ótima primeira fase da equipe e dos bons desempenhos das revelações Henrique Coelho, Danilo, Léo Demétrio, entre outros.

jamaal3Este NBB, aliás, vê algo bem interessante em sua fase final. Os 3 times que avançaram às quartas-de-final tiveram campanha pior que as equipes que derrotaram (São José, que eliminou o Paulistano, e Brasília, que superou o Pinheiros, são os outros dois casos). Todos os que agora estão entre os 8 melhores, aliás, tiveram campanha abaixo dos 50% na temporada regular, mas cresceram muito no mata-mata (São José e Brasília tiveram 12-18, e Macaé obteve 9-21) e terminarão entre os oito melhores do país.

A única série ainda aberta é a entre Franca x Palmeiras. Depois de abrir 2-0, a equipe francana viu o time verde reagir ao empatar a série em 2-2. O quinto jogo será no domingo, às 11h, no Pedrocão (com Sportv exibindo). Caso o Palmeiras vença, o NBB verá, pela primeira vez em sua história, os quatro times de pior campanha se dando bem cima dos que tinham mando de quadra em uma fase inteira de playoff.

Surpresas acontecendo no mata-mata do principal campeonato do país. É bom ficar de olho nas próximas etapas. O Flamengo enfrentará São José. Limeira mede forças com Brasília. Mogi terá o Macaé. E Bauru aguarda o vencedor de Franca e Palmeiras.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.