Topo

Bala na Cesta

Nota Oficial, mudança na escalação e vitória - o agitado dia do Flamengo

Fábio Balassiano

04/02/2015 01h14

povoa22Em mais um capítulo da saga envolvendo o (até agora) W.O. aplicado pela Liga Nacional de Basquete ao Flamengo (mais aqui) o clube emitiu uma Nota Oficial assinada por Alexandre Póvoa (foto à direita), Vice-Presidente de Esportes Olímpicos, abrindo fogo contra a LNB e exigindo explicações não só acerca de sua punição mas também pedindo laudos liberatórios de TODOS os ginásios do NBB.

O rubro-negro alega que a "Liga Nacional de Basquete se recusou oficialmente em prestar qualquer tipo de informação ao Flamengo, sob a simples alegação de 'ausência de previsão estatutária' para tal", e certamente este assunto, chatíssimo por se tratar de algo fora de quadra, ainda vai render bastante, podem ter certeza.

lnbIndependente de dizer quem está correto e exatamente o que penso a respeito disso tudo (farei um texto a respeito, prometo), eu só me faço uma singela pergunta: é correto o clube rubro-negro expor assim tão fortemente a LNB, instituição que tem feito tão bem ao basquete brasileiro nos últimos anos? Instituição que o Flamengo ajudou a fundar, consolidar e a melhorá-la, diga-se. Há, inclusive, um clube sendo citado nominalmente (o Bauru, que coincidentemente é o principal candidato ao título do NBB…). Sempre aprendi que problemas internos se resolvem… internamente. Bate-bocas públicos normalmente não ajudam a resolver situação alguma e abalam a estrutura/credibilidade da organização.

beniteAinda bem que nem só de assuntos extra-quadra vive o Flamengo. À noite, no Tijuca, o clube recebeu o bom time do Minas e jogou muito bem. Venceu o forte rival defendendo muito bem, fazendo convincentes 77-59 (mais aqui) e se mantendo no grupo dos quatro primeiros do NBB (mesmo sem os pontos do W.O. aplicado pela Liga Nacional). E ganhou fazendo exatamente o que sugeri aqui no sábado (mais aqui).

neto3José Neto foi ousado, tirou Marcelinho Machado e Walter Herrmann do time titular, colocou Vitor Benite (foto à direita) e Olivinha entre os que iniciaram e o resultado é que seu time marcou horrores, defendeu como nunca e sufocou o rival do começo ao fim.

Benite, aliás, foi brilhante (como tem sido nesta temporada inteira, diga-se) com 22 pontos e 7 rebotes. Marcelinho e Herrmann, certamente abalados psicologicamente com a mudança de seus status, erraram os cinco arremessos que tentaram e terminaram zerados.

neto3Ainda não se sabe se a atitude de José Neto terá resultados a longo prazo (e muito menos se esta escalação de terça-feira será mantida), mas era óbvio que alguma coisa precisava ser feita, alguma coisa precisava ser modificada. Não é qualquer técnico que tem a audácia de tirar o maior ídolo do basquete do clube e um campeão olímpico (maior reforço da equipe para a temporada) do time titular. Neto teve e merece aplausos e crédito por isso.

Agitado o dia rubro-negro, não? Seria tão bom se ficássemos focados nos assuntos de dentro da quadra, hein…

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.