Como as receitas em ginásio potencializam o faturamento dos times da NBA
Estava escrevendo sobre os Sixers mais cedo, fui checar a média de público do pior time da NBA e aí fiquei intrigado. Os Sixers têm a segunda menor média de público e de ocupação de ginásios (70%) na NBA. Sua média de torcedores por jogo? São 14.237 pessoas por partida no Wells Fargo Arena (capacidade de 20.328). Ninguém pode dizer que o número de 14 mil por noite é baixo, né? Mas isso não é tudo.
A franquia deve estar perdendo muita grana (6 mil cadeiras "livres" no ginásio são, brincando, mais de US$ 700K a menos na conta final), mas vale dar uma olhada na outra ponta da "brincadeira". A média do Chicago Bulls, o líder no quesito na NBA, é de 22,085 pessoas no United Center (fotos à esquerda e direita). Fazendo uma conta de orelhada temos o seguinte.
a) Ticket médio do Chicago -> US$ 150 doletas (por BAIXO)
b) Número de jogos em casa na temporada regular -> 41
c) Média de público -> 22 mil
d) Receita do ginásio por jogo -> US$ 3,3 milhões
e) Receita do ginásio por temporada regular -> US$ 135,8 milhões
Isso, claro, sem contar os playoffs, onde o valor do ingresso aumenta sobremaneira. Há os custos fixos do ginásio e a margem de lucro cai bastante, sabemos, mas só de folha salarial do Chicago paga US$ 67MM a seus atletas (metade da receita bruta do ginásio, portanto). Qualquer lunático enxerga que os americanos sabem usar bem o seu ginásio para criar uma linha e tanto de receita, mas o montante é assustador para quem vive por aqui.
Não sei se dá pra comparar, mas vale dizer que só na arena as franquias da NBA devem ter mais que 50% das receitas dos times brasileiros de futebol no TOTAL de suas receitas, hein. Times daqui que ficam "viciados" nas verbas de televisão, certo? Será que vale a pena? Na NBA, cujo novo contrato de mais 9 anos foi de US$ 24 bilhões pelo período (US$ 88 milhões por time por temporada), as franquias preferem ampliar suas linhas de receita a ficar "presas" a uma só. Mais inteligente, não?
Ah, e não estou contando a venda de produtos/comida nos ginásios, os contratos de patrocínio na arena, as televisões locais etc., mas vendo a receita bruta que as franquias da NBA geram em suas arenas dá pra entender o porquê de o produto NBA ser um dos mais rentáveis do planeta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.