Topo

Bala na Cesta

Após 1º triunfo, a dúvida: quantas outras vitórias conseguirá o Sixers?

Fábio Balassiano

05/12/2014 09h01

MCW1Saiu a primeira vitória do Philadelphia 76ers. O time, cuja torcida é uma das mais fanáticas de toda NBA, estava com 0-17 e por pouco não igualou o New Jersey Nets de 2009-2010 (0-18) como o pior início de temporada da história da NBA. Venceu, na quarta-feira, o Minnesota Timberwolves fora de casa por 85-77 (com direito a 20 pontos de Michael Carter-Williams). MCW (foto à esquerda), aliás, foi bem sincero ao final da partida: "Sinto um alívio muito grande. Tiramos um peso das costas, mas temos muito pela frente".

E ele tem razão. Carter-Williams, que recentemente escreveu excelente texto no ótimo site Players Tribune (onde atletas e técnicos enviam textos escritos, supostamente, de seu próprio punho), jura de pés juntos que os Sixers não estão mesmo envoltos no famoso tank, aquela artimanha que alguns times da NBA fazem para perder jogos em uma temporada para conseguir posições altas no Draft seguinte. Com ou sem tank, a verdade é uma só: a montanha para o Phila não se tornar o pior time da história da NBA ao final do campeonato é bem íngreme e a equipe vai precisar de muita força para conseguir escalá-la.

brett1O Charlotte Bobcats, de Michael Jordan, teve 7 vitórias em 2011/2012, mas foram apenas 66 jogos (10% de aproveitamento portanto). A pior campanha em temporadas de 82 jogos foi mesmo dos Sixers em 72-73, com surreais 9 triunfos. O Dallas (1993) e o Denver (1998) venceram 11. O Clippers (1987) e o Nets (2010), 13.

Para superar o Sixers de 1973 o time atual, comandado por Brett Brown (ex-assistente do Spurs, será que ele não sente falta do carrancudo Gregg Popovich nestes momentos?) precisa vencer mais nove jogos. O de hoje, em casa, é contra o Oklahoma City Thunder, que tem de volta Russell Westbrook e Kevin Durant. Até o final de dezembro 11 dos 14 jogos depois do contra o OKC nesta sexta-feira são longe de casa. Mas isso não é o pior.

sixers1No elenco atual, nenhum jogador com mais de 28 anos – e a falta de experiência cobra seu preço no melhor campeonato do planeta, sabemos bem. O ataque, o pior da NBA, não passa de 91 pontos por noite. O aproveitamento, o segundo pior, é de 45% nos chutes. O cestinha, Tony Wroten (17,1), não atuou na quarta-feira e está lesionado. A média de público, de 14.200 pessoas/jogo (70% de taxa de ocupação no Wells Fargo Arena), é a segunda menor (mesmo com uma legião de fanáticos parece difícil acompanhar a equipe). O cenário, como se vê, está longe de ser animador mesmo depois da primeira vitória na temporada 2014/2015.

A dúvida que fica, portanto, é: este Sixers conseguirá mais quantas vitórias na temporada? Será que chegará às 10, superando o Phila de 73 e não entrando no livro dos recordes como o pior time da história da NBA? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.