Topo

Bala na Cesta

Lesão é grave, e Rose passará por nova cirurgia

Fábio Balassiano

24/11/2013 01h23

rose1Você leu aqui ontem que uma série de lesões fez com que a sexta-feira, 22 de novembro, mais parecesse com uma sexta-feira 13. E ontem saíram os resultados dos exames. Marc Gasol, do Memphis, foi diagnosticado com uma torção no joelho, mas não passará por cirurgia. Tempo estimado de retorno é de dois a três meses. Andre Iguodala, do Golden State, também se lascou. Problema muscular na perna esquerda. Os Warriors não deram tempo para retorno, mas a tendência é que seja mais de um mês.

O caso mais grave, porém, foi a informação divulgada no fim da tarde de sábado pelo Chicago Bulls. Derrick Rose, MVP de três temporadas atrás, realmente rompeu os ligamentos do joelho direito. Não o cruzado anterior, como foi há quase dois anos, mas sim o menisco. O tempo previsto para retorno do atleta às quadras é de 3 a 6 meses (pode ser, portanto, que o campeonato dele tenha terminado na sexta-feira, em Oregon). Nas últimas três campanhas com o Chicago, Rose jogou apenas 50 jogos (triste isso, mas é um dado importante).

rose2Confesso que quando li isso ontem no Twitter fiquei sem falar por alguns minutos, tentando refletir sobre o que estava acontecendo. Fiquei triste, bem triste, porque Rose sempre me pareceu ser um cara bacana, que realmente gostava de estar em quadra e querido por quase todo mundo (é só ver a comoção que foi gerada nas redes sociais quando os Bulls divulgaram a confirmação de nova lesão). Ele tem seus medos, como ficou evidente quando demorou a voltar da cirurgia no joelho (a primeira), mas seu talento é descomunal, absurdo, acima do ótimo. Por isso fiquei bem chocado – por pensar que a obra em progresso do camisa 1 para se tornar um dos gênios do basquete talvez tenha que descer um degrau.

Hoje é impossível dizer o que será de Derrick Rose, o que será de seu futuro profissional (a cabeça do cara deve estar um caco, dá pra imaginar). Ele vai voltar às quadra? É provável que sim. Como ele vai voltar? É impossível dizer. Já é possível comparar com Grant Hill ou Penny Hardaway, cujas carreiras poderiam ser ainda melhores caso não tivessem passado por seguidas e dolorosas lesões? Talvez, mas acho cedo dizer isso. Rose tem 25 anos, os tempos são outros, a medicina esportiva evoluiu, os tratamentos evoluíram. Além disso, ele não rompeu o ligamento cruzado do outro joelho e, para ficar em um exemplo, Russell Westbrook, que teve a mesma lesão que ele recentemente, já voltou a jogar com a mesma explosão de sempre.

rose3Ontem, portanto, foi um dia triste para quem gosta de basquete. Não para quem é torcedor do Chicago ou para quem é fã de Derrick Rose. Mas sim para quem ama este esporte. Derrick Rose ficará de novo um bocado de dias longe da quadra, afastado de fazer o que mais gosta. Aos 25 anos, o cara que foi MVP jogando um dos basquete mais bonitos dos últimos tempos e cuja curva de evolução foi assustadora em seus primeiros três anos na NBA está novamente no estaleiro, está novamente fora de combate. Desta vez, mais do que do corpo ele terá que trabalhar bem a cabeça, a cuca. Não será nada fácil.

E aí, amigo leitor, será que Derrick Rose volta a jogar como antes? O que acham? Triste com a lesão do jogador do Chicago? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.