Topo

Bala na Cesta

A 6a feira das lesões: Rose, Iguodala e Marc Gasol

Fábio Balassiano

23/11/2013 09h20

rose1Era pra ser uma noite de festa – como são quase todas as sextas-feiras na NBA. Vinte e dois times em quadra, 11 jogos, transmissão pela TV, League Pass voando a todo vapor. Estava tudo nos conformes. Mas a sexta-feira de ontem, 22 de novembro de 2013, foi um dia pra quem gosta de basquete esquecer. Simplesmente três lesões graves podem ter acontecido em um intervalo de menos de seis horas.

O caso mais grave é o de Derrick Rose (foto à esquerda), armador do Chicago Bulls que ficou de fora da temporada passada inteira devido a uma lesão no joelho esquerdo sofrida em 28 de abril de 2012 contra o Philadelphia 76ers no primeiro jogo do playoff da temporada 2011-2012 (reveja aqui). Foi uma comoção danada, a recuperação foi longa e o começo do campeonato deste ano estava sendo duríssimo pro craque do Bulls. Recuperar a velha forma não é, obviamente, uma moleza mesmo quando se tem 25 anos, e ele tem as médias de 15,9 pontos (a mais baixa da carreira), 35,4% nos arremessos (idem) e 3,4 erros/jogo (a mais alta em seus cinco anos de liga).

Tudo isso não diz absolutamente nada. Ontem, diante do Portland Trail Blazers, em Oregon, Rose jogava sua quinta partida em sete dias (a terceira fora de casa). No meio do terceiro período, com a peleja empatada em 68, o armador recebeu um passe de Joakim Noah, não alcançou a bola e foi ao chão. Ainda não se sabe a gravidade do caso, mas foi no outro joelho (desta vez, o direito). A entrevista pós-jogo do quase sempre turrão Tom Thibodeau ontem deu o tom do clima no vestiário do Chicago – o cara estava quase sem palavras, triste (aqui) Exames estão sendo feitos neste sábado e domingo, mas para alguns médicos ouvidos nos Estados Unidos o caso aparentemente não é tão grave, visto que Rose saiu andando do jogo e conseguiu dobrar a perna e sair caminhando. Vejam o lance abaixo e torçamos.

No jogo entre Memphis Grizzlies e San Antonio Spurs, o espanhol Marc Gasol aparentemente teve algo bem grave. O pivô do Grizzlies não chegou a ser encostado, no segundo período, por Jeff Ayres, do Spurs, quando colocou a mão no joelho esquerdo. Saiu urrando de dor e será examinado também neste sábado. Um tuíte do irmão de Marc, Adriá, com um exclamativo 'no…', porém, pode ser uma dica de que as coisas não se saíram muito bem com o filho do meio dos Gasol. Lance no vídeo!

Por fim, o caso de Andre Iguodala (foto à direita). O ala do Golden State Warriors foi tentar recuperar uma bola perdida no final do terceiro período e imediatamente levou a mão a perna esquerda. Gritou de dor, saiu, não voltou mais e pode ficar afastado das quadras por longos dias (ou meses). Não pareceu tão grave quanto as de Rose ou Gasol, mas mesmo assim deverá afastá-lo, caso se concretize algo de ruim, por alguns jogos. Veja o lance abaixo!

iggyÉ óbvio que o calendário da NBA (e não é de hoje que falo isso) é uma loucura sem tamanho (Phil Jackson também cansava de reclamar). São 82 jogos (algumas vezes com quatro por semana, sendo alguns em dias seguidos), viagens, treinos. Em alguns momentos os corpos dos atletas, que não são máquinas e cada vez mais são exigidos, pifam mesmo (e é por isso que o San Antonio Spurs, quando pode, não pensa duas vezes e poupa seus atletas).

Torçamos para que as lesões de Rose, Gasol e Iguodala não sejam graves. Mas que foi uma sexta-feira pra esquecer, quase uma sexta-feira 13 na NBA, isso foi.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.