Topo

Bala na Cesta

Zanon corta 3, espera por Érika e define seleção feminina pra Copa América

Fábio Balassiano

09/09/2013 12h45

Treinando em São Carlos, o técnico Zanon anunciou os cortes de Izabela Andrade, Jaqueline Silvestre e Fernanda Bibiano da seleção feminina que se prepara para a Copa América que será disputada no México entre 21 e 28 de setembro (três vagas diretas para o Mundial de 2014, na Turquia). A nota completa está no site oficial da CBB.

"Tivemos que diminuir o grupo porque só podemos viajar com 12 jogadoras. Mas a conquista da vaga nos dará ainda mais força para continuaremos com nosso processo de renovação. Todas as jogadoras que foram convocadas desde a primeira fase fazem parte deste planejamento e voltarão a ser chamadas. O processo de renovação continua o mesmo. Estamos apenas começando o trabalho", afirmou o treinador ao site da Confederação.

Com isso, o grupo ficou assim definido com 13 atletas (as veteranas Karla e Chuca ficaram na ala…):

ARMADORAS: Adrianinha, Debora e Tainá
ALAS: Joice Coelho, Patrícia Tatiane Pacheco, Karla, Chuca
PIVÔS: Damiris, Nádia, Clarissa, Fabiana Caetano e Érika de Souza.

A situação que mais preocupa é a de Érika (foto à esquerda), pivô que está jogando muita bola pelo Atlanta Dream, da WNBA. Caso seu time perca na primeira rodada dos playoffs, ela conseguiria se juntar à seleção no México, fazendo com que Zanon corte uma última menina (Nádia ou Fabiana, provavelmente). Caso não consiga, é difícil imaginar que a franquia que paga seus salários e depende tanto dela neste momento a libere. E aí não é uma questão de fazer força ou não pra defender a equipe nacional, algo que ela faz com frequência (há dois anos ela saiu no meio dos playoffs pra jogar o Pré-Olímpico, é bom lembrar – veja aqui, aqui e aqui), mas sim de contrato profissional com a equipe que renovou seu contrato recentemente.

Gostou do grupo final? Pessoalmente eu não levaria as duas veteranas da ala citadas acima, principalmente pelo processo de renovação a que Zanon e a Confederação se propõem no momento, mas é uma opinião minha mesmo. Concorda com Zanon neste grupo? Será que Érika consegue defender a seleção?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.