Topo

Bala na Cesta

Começa hoje a terceira edição da Liga de Desenvolvimento com 20 times - ótima notícia!

Fábio Balassiano

24/06/2013 11h30

Sem contar com alguns jogadores que estão treinando com a seleção brasileira Sub-19 que se prepara para o Mundial da categoria, começa nesta segunda-feira em São Sebastião do Paraíso a terceira edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete, a LDB, torneio Sub-22 promovido pela Liga Nacional de Basquete com verba do Ministério do Esporte. Nos anos anteriores, o Flamengo e o Bauru foram campeões.

Na primeira fase do principal campeonato do basquete de base do país, as dez equipes do Subgrupo A1 se enfrentarão e as disputas acontecerão até o dia 4 de julho. Depois, entre os dias 10 e 20 de julho, também no interior mineiro, será a vez dos dez times do Subgrupo A2 medirem forças entre si. Os jogos de hoje serão: Náutico (PE) x Basquete Cearense (CE), Sport Club do Recife (PE) x Esporte Clube Vitória (BA), Tijuca (RJ) x Pinheiros (SP), Brasília (DF) x Paulistano (SP) e Flamengo (RJ) x São José/Unimed (SP) (aqui a tabela completa).

De acordo com a pasta comandada pelo Ministro Aldo Rebelo e pelo Secretário Ricardo Leyser (foto à direita, quando foi homenageado na final do NBB entre Flamengo e Uberlândia pelos serviços prestados à modalidade), serão destinados R$ 4,6 milhões para a organização da competição deste ano, que contará com o número recorde de 20 times (na última hora Uberlândia saiu fora, dando lugar ao Náutico, de Recife), divididos em duas chaves e com no mínimo 28 jogos a serem feitos (leia mais sobre o regulamento aqui e aqui).

Além do aumento no número de partidas disputadas por cada time, o que é realmente sensacional (essa molecada precisa muito é de jogo, de quadra!), a LDB de 2013 também consegue "passear" por boa parte do mapa do Brasil (o que mostra uma ótima abrangência de basquete no país – ao menos na base) Ao todo, serão representados dez Estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo) mais o Distrito Federal (a única região que acaba não entrando é o Norte – região que deveria ter mais carinho e um olhar mais atento, diga-se de passagem).

Este é um projeto muito bacana, e vale a pena acompanhar. É uma pena que não se tenha transmissão alguma pela internet e nem a lista com os times esteja disponível no site oficial (, pois seria interessante ver esses novos talentos (bem melhor do que apenas estatísticas). Sucesso pra garotada e parabéns para a Liga Nacional mais uma vez.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.