Topo

Bala na Cesta

Em rodada cheia do NBB, São José e Franca reeditam duelo do Paulista em boa fase

Fábio Balassiano

17/01/2013 11h30

Rodada cheia esta noite no NBB, hein. Serão nove jogos, e alguns muito interessantes. O invicto Flamengo vai a Suzano enfrentar o time local, penúltimo colocado da competição. Em Belo Horizonte, o Minas recebe o tricampeão Brasília. Em São Paulo, o antepenúltimo Palmeiras mede forças com o Tijuca, lanterna do certame (quem perder fica em situação ainda pior em relação a rebaixamento).

Mas a grande partida desta quinta-feira, ao menos pra mim, acontecerá em São José dos Campos, onde o time local reedita as quartas-de-final do Paulista contra Franca a partir das 20h (naquela ocasião os joseenses venciam por 2-0, viram os francanos empatarem e só venceram no quinto e último duelo com chute de Jefferson Willian nos segundos finais).

E parece que a boa fase acabou virando uma rotina para Jefferson. Autor daquele milagroso chute, ele foi campeão paulista com o time em cima do Pinheiros, e tem 20,3 pontos (segundo maior cestinha) e 23,1 de eficiência (o vice-líder no quesito) e terá Fúlvio (na foto) ao seu lado para guiar o time a mais uma vitória na competição (até agora, 8-5). O camisa 11 de São José tem 8,5 assistências e lidera o NBB em passes por noite.

Do outro lado estará o jovem e renovado time de Franca, que ainda sente aquela derrota no Paulista para São José, mas que amadureceu horrores desde então, conforme disse Lula Ferreira a este blogueiro em entrevista aqui: "A dor de uma derrota, nas circunstâncias que ocorreu, sempre ficará na memória, mas o importante é tirar as lições que ela traz. Diz o ditado que quem apanha nunca esquece. Toda equipe só amadurece sangrando, e neste caso não foi diferente. Acredito que na curta história do atual elenco esta derrota foi um divisor de águas, pois mostrou por um lado que a equipe tem força e capacidade, e por outro que o caminho até o objetivo final ainda está muito distante. Já revi o final do jogo muitas vezes e em todas elas vêm a ilusão de que a bola do Jefferson não vai entrar". Mas os francanos se recuperaram bem, têm 10-4, estão em quinto no NBB mostrando ótima força defensiva (apenas 70,5 pontos levados por noite) e jogo coletivo no ataque (sete jogadores têm sete ou mais pontos).

Animado para a rodada de logo mais do NBB? Será que os francanos conseguem a revanche diante de São José? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.