Topo

Bala na Cesta

Correspondente BNC: em casa, Brasília vence Paulistano em jogo com placar apertado

Fábio Balassiano

13/01/2013 11h48

Por Jackson Alves, direto de Brasília (DF)

Mais uma vez a torcida compareceu em peso no Ginásio da ASCEB, desta vez para ver o time do Brasília enfrentar a jovem equipe do Paulistano, líder em número de rebotes na competição. O histórico de confrontos entre as equipes, bem favorável a equipe do planalto central (7 vitórias e apenas 1 derrota), o começo de ano ruim para a equipe da capital paulista (3 derrotas em 3 jogos disputados) e a boa fase de Guilherme Giovannoni (anotou duplos-duplos em todas as partidas neste ano) denunciavam um jogo fácil para o time da casa, mas não foi o que se viu em quadra.

As equipes começaram o jogo de forma muito nervosa, com muitos erros no ataque. A partir da metade do primeiro quarto, mesmo com as defesas bem postadas, as bolas começaram a cair, fechando o período em 21-17 para o time da casa. No segundo quarto, com as equipes bem mais eficientes no ataque, a estrela de Giovannoni, cestinha da partida ao lado de Nezinho (foto) com 17 pontos, começou a brilhar e a equipe de Brasília foi para o intervalo com um placar favorável de 43-35.

LEIA TAMBÉM: FLAMENGO VENCE OUTRA DIANTE DE FANÁTICA TORCIDA

Falando em placar, é um absurdo um dos lados do ginásio não ter indicação de tempo do jogo (só tem placar num dos lados e nos dois lados têm o relógio dos 24 segundos, mas quando o tempo do quarto é menor que isso esse não exibe). Hoje o Nezinho arremessou uma bola bem antes do encerramento do quarto e o Alex, do Paulistano, demorou um pouco a mais com a última bola do jogo na mão por causa disso.

CORRESPONDENTE BNC: BAURU VENCE A QUARTA SEGUIDA

Na volta do intervalo, o time de Gustavo de Conti voltou mais aceso no jogo e chegou a encostar no placar, mas a equipe do Brasília tomou as rédeas da partida e encerrou o terceiro quarto na vantagem, 59-52. Todas as emoções estavam guardadas para o último quarto, onde o técnico José Carlos Vidal preservou alguns titulares e o Paulistano encostou no placar, chegando a passar na frente com menos de um minuto para o fim do jogo. Foi aí que em dois arremessos livre convertidos a equipe do Brasília passou a frente e, em dois ataques desperdiçados pela equipe de São Paulo, o jogo terminou em 68-67 a favor dos donos da casa.

Destaco a grande briga pelos rebotes no garrafão, onde Alex e Toyloy vira e meia se estranhavam. Aliás a garra do Alex é contagiante, mesmo quando ele está no banco vibra muito com as jogadas de sua equipe. Ele vibra tanto que ao fim do jogo, após o susto tomado, saiu sem querer falar com a imprensa de tão chateado que estava. Já Nezinho vem aparentando um pouco de displicência em algumas jogadas e, apesar de também ter sido cestinha, tem que trabalhar um pouco mais a bola, uma vez que o Brasília perdeu muitos contra-ataques em virtude de uma pressa desnecessária. Ele ainda levou uma falta técnica, justa ao meu ver, no fim do jogo e complicou e muito a vida de seu time.

CORRESPONDENTE BNC: SEGUNDO COLOCADO, UBERLÂNDIA VENCE VILA VELHA

Para Giovannoni (na foto à esquerda) "a partida foi dura pois a equipe do Paulistano tem uma excelente defesa e sempre com arremessos bem postados, mas a equipe soube ter tranquilidade e ganhar o jogo". Já Vidal "acha que a equipe defendeu, mas não atacou o que deveria. Foi pedido que a defesa não deveria defender como contra o Pinheiros nunca mais, mas o ataque não fluiu naturalmente e também a defesa deles (Paulistano) é muito boa, não tem mais aquela de ganhar com muita tranquilidade". Ele afirmou ainda que "o ataque do Brasília é um bom ataque, mas precisa se adaptar ao Paulão nessa nova fase".

Gustavo de Conti, técnico do paulistano, destacou que "a equipe jogou bem melhor do que vem jogando defensivamente mas precisa ter um aproveitamento maior nos arremessos, principalmente nos lances livres, onde tivemos 52% de aproveitamento contra 92% do Brasília".

O Brasília agora está em quinto, com 7-3, enquanto o Paulistano possui 7-6 na nona colocação. Na terça-feira, os candangos recebem o Basquete Cearense, em jogo atrasado da 3.ª rodada, enquanto os paulistas recebem a equipe de Bauru na próxima quinta-feira.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.