Topo

Bala na Cesta

Com show de calouro, Portland acaba com a festa de James Harden em Houston

Fábio Balassiano

04/11/2012 13h50

Vocês conhecem bem a minha fama de secador profissional. Fui escrever ontem, todo pimpão, sobre o maravilhoso começo de James Harden e do Houston Rockets (aqui) para… os texanos perderem a primeira na própria noite de sábado. Foi por 95-85 na prorrogação para o Portland Trail Blazers.

Vi o final da partida, e realmente não foi uma noite bacana para James Harden. Como foi a peleja de abertura dos texanos em casa, o tradicional boas-vindas dos jogadores para os torcedores foi feito por ele, que agradeceu pelo apoio e disse que dias melhores viriam. Bem, não veio no sábado. O barba errou 16 de seus 24 chutes, na bola final do tempo normal simplesmente não conseguiu subir para o arremesso (Wes Matthews roubou a bola lindamente) e ainda cometeu cinco erros.

A grande estrela da noite vestia preto, e eu poderia falar aqui do craque LaMarcus Aldridge, que teve 27 pontos, 11 rebotes e seis assistências (esse cara é um dos mais subestimados da liga atualmente, sinceramente). Mas quem me encheu os olhos foi o calouro Damian Lillard (foto), que saiu-se com 20 pontos, nove assistências e seis rebotes para se tornar o primeiro novato desde Grant Hill (1994) a obter 20 ou mais pontos nas três primeiras partidas na NBA. Com ele, Nicolas Batum e LaMacrus Aldridge, a turma de Oregon espera retornar aos playoffs – e eu, aqui deste canto, me pergunto como seria se Brandon Roy tivesse ficado por lá e formasse esse quarteto…

Aos 22 anos e com 1,91m, Lillard jogou na pouco conhecida Weber State na Universidade. Teve uma contusão grave no pé na temporada 2010-2011, mas mesmo assim brilhou intensamente no ano seguinte. Terminou com 24,5 pontos e tornou-se uma espécie de obsessão do Portland, que procurava desesperadamente por um armador. De jogador para o final do primeiro round do Draft, foi recrutado em sexto e parece realmente ser um cara acima da média. Dos minutos que já vi dele (assisti à estreia contra os Lakers e o final de ontem), tem visão de jogo, pensa muito rápido e tem ótimo arremesso.

Na noite de estreia de James Harden em Houston, Damian Lillard deu um verdadeiro show. Um show de calouro. Olho no rapaz.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.