Topo

Bala na Cesta

Com 82 pontos nos 2 primeiros jogos, James Harden bate recorde e se coloca entre grandes

Fábio Balassiano

03/11/2012 12h06

Está aí um começo de campeonato bacana demais. Time tradicionalíssimo, o Houston Rockets, bicampeão da NBA na década de 90, iniciou o certame com o elenco com a menor experiência da liga (1,96 temporadas por atleta na média) e com a ousada expectativa de seu gerente-geral, o nerd maior Daryl Morey, de brilhar nos playoffs com a chegada de James Harden, o barbudo que, depois de ter sido trocado com o Oklahoma City Thunder, renovou o contrato por US$ 80 milhões e cinco anos mais.

E o começo tem sido sensacional. Foram duas vitórias fora de casa (primeiro contra o Detroit, e a segunda, ontem, contra o Atlanta) e atuações de gala de James Harden. No último dia de outubro ele despejou 37 pontos, 12 assistências, seis rebotes e quatro roubos. Nesta sexta-feira, o nível subiu ainda mais. O camisa 13 saiu-se com 45 pontos (melhor marca de sua carreira), sete rebotes e duas assistências nos 40 minutos em que esteve em quadra. Com os 82 pontos, ele obteve a quinta melhor marca da história nas duas primeiras partidas da temporada (ficando atrás apenas de Michael Jordan, que teve 91 em 1986, e Wilt Chamberlain, que ultrapassou 85 pontos em 1961, 1962 e 1965).

Antes que a (chata) patrulha da internet brasileira comece (o que tem de ombudsman por aí…), não, não estou dizendo que os Rockets irão aos playoffs, mas sim que este início de temporada é maneiríssimo para a franquia, que tem história, para Morey, que já começava a ser contestado no Texas, e especialmente para Harden, que ouviu um 'não' de Sam Presti quando pediu o salário máximo da NBA.

O tempo dirá se os Rockets são ou não time de playoff, mas vencer duas partidas fora de casa de cara é bem bom para aumentar a confiança do elenco e ganhar a torcida desconfiada. Se pensarmos que dos próximos seis jogos cinco serão em casa, a situação pode melhorar ainda mais. Depois disso serão mais seis partidas (três na estrada e três no Texas) antes do duelo final de novembro contra o  Thunder, ex-equipe do barbicha, no dia 28 em Oklahoma.

Será que Harden consegue sustentar seu jogo em altíssimo nível e recolocar os Rockets nos playoffs? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.