Topo

Bala na Cesta

Mais um motivo pelo qual basquete emperra: Federação Paulista abre fogo contra LNB

Fábio Balassiano

26/08/2012 01h09

Eu não sei exatamente quem escreveu isso (e escreveu mal, diga-se de passagem), e nem o motivo pelo qual eu não tinha visto antes (deve ser porque o site novo, que ia entrar, não entrou, e o conteúdo ficou "escondido"), mas ontem alguém aqui me chamou a atenção para um texto que encontra-se no site da Federação Paulista. Coloco aqui o link do artigo completo e abaixo eu explico (os grifos vermelhos são meus mesmo).

De acordo com a publicação, assinada como A DIRETORIA (entenda-se, também, pelo presidente Toni Chakmati, este senhor na foto que dirige a entidade há quase uma década com mão de ferro), a Federação Paulista reclama muito da organização da Liga Nacional de Basquete, a LNB, em relação ao torneio Sub-22 organizado por ela ano passado (aquele que o Flamengo ganhou com Fred Varejinho como principal estrela, lembram? Se não, cliquem aqui…).

Logo no começo da carta publicada em seu site, a Federação diz que "tomou uma posição, tendo em vista os torneios organizados pela LDB, sob a denominação pomposa de "Liga de Desenvolvimento do Basquete", como se os campeonatos desta federação, contando com 15 times no Sub-17 e 22 times no Sub-19, jogando desde março até novembro/dezembro, não servisse para nada".

Para depois emendar com a sutileza, digamos, de uma patada de elefante: "As mesmas equipes, com os mesmos técnicos, jogando uma semana pela Liga, desenvolvem o seu basquete. É querer enganar aos outros. Todos sabem que este é um torneio caça níquel, haja vista o aviso embutido no comunicado da liga, condicionando a realização dos jogos, à entrada do dinheiro". A Federação, de acordo com o texto, acaba por anunciar que não trocará o calendário de seus jogos e que, caso algum time não apareça pra atuar, sofrerá punição.

Filme bem repetido este, não? Quem lembra dos tempos das briguinhas políticas de Federações com Confederação durante o Nacional da CBB (e vice-versa, diga-se) sabe do que estou falando. Não vou entrar no mérito da discussão entre LNB e FPB (Federação Paulista), até porque isso não leva a lugar algum, mas são 15, 20 anos de discussões baixas, pequenas, bobas, tolas, chinfrins mesmo. Cada um olhando para o seu umbigo, quase ninguém pensando no desenvolvimento do basquete. Enfim, pergunta básica: por que estes caras não sentam, conversam e resolvem as coisas para o bem da modalidade?

E o que acontece? Nada. O que faz a Confederação, a entidade máxima dessa situação toda? Nada. Qual o resultado? Acho que vocês já sabem, né (só quem perde é o basquete). Não preciso ficar repetindo. O basquete brasileiro cansa demais, vão me desculpar. É tanta mesquinharia, tanta coisa baixa, pequena, que, perdão dizer isso em um domingo, dá até nojo. É muito sub-mundo, muito baixo-clero, não acham?

Uma vez Telê Santana disse que o futebol não era feito pra pessoas de bem frequentarem por muito tempo. Começo a acreditar no que um grande professor me disse há algum tempo sobre o basquete. Não é muito diferente do que o Telê disse, não. Que pena!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.