Topo

Bala na Cesta

Com Iziane na preparação para as Olimpíadas, Sul-Americano feminino deve ser no Maranhão

Fábio Balassiano

05/04/2012 15h30

Está quase tudo certo para São Luís, capital do Maranhão, ser a sede do Sul-Americano adulto feminino, competição que servirá de preparação para seleção que jogará as Olimpíadas de Londres. Os últimos acertos ainda estão sendo feitos entre Confederação Brasileira, Federação local e FIBA Américas, e a tendência é que a cidade seja anunciada oficialmente no final de abril. Vamos a alguns pontos importantes:

1) Conforme este blog vem noticiando há algum tempo, Iziane NÃO teve proposta oficial alguma da WNBA. Houve contatos de algumas equipes, mas nenhuma proposta CONCRETA (muito menos "proposta com salário máximo da liga"). Sem tanto mercado assim, não resta outra opção a ela que não aceitar a convocação da seleção, se preparar com a equipe desde o princípio e fazer a alegria de Hortência, Tarallo e todo mundo. Mas não nos enganemos: Iziane só não foi para a WNBA porque não teve proposta – e não por "amor à pátria".

2) A decisão de levar o Sul-Americano para São Luís é, também, uma forma de agradar uma das principais estrelas do time. No "quintal de sua casa", Iziane estará alegre, diante de sua família e de torcedores que jamais a criticarão – como poderia acontecer em outros centros do país. Além disso, o ginásio estará lotado, como esteve na LBF com o time do Maranhão (isso, claro, se a CBB fizer algum trabalho de comunicação no local, né)

3) Outro motivo que não deve ser ignorado é a eleição na Confederação Brasileira que acontece em 2013. Manoel Castro , presidente da Federação do Maranhão, já declarou aqui neste blog ser oposição ferrenha ao presidente Carlos Nunes no próximo pleito. Levar uma competição sul-americana para uma federação que é claramente de oposição pode ser um sinal de aproximação de Nunes com o Maranhão. Vejamos os próximos capítulos, e se o canhão opositor de Manoel continuará apontado para a CBB.

4) Na semana passada, é bom lembrar, foi divulgada pela Federação Australiana a informação que, antes das Olimpíadas, o Brasil jogará três vezes contra as australianas. Ótimos amistosos. E é bom lembrar que o time de Lauren Jackson e Liz Cambage não contará com Penny Taylo, que operou o joelho (cruzado anterior). Outro desfalque certo é Maria Stepanova, da Rússia.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.