Topo

Bala na Cesta

Com locaute da NBA, nova chance de o NBB crescer no Brasil

Fábio Balassiano

15/11/2011 00h39

"Se nos três primeiros anos o objetivo da LNB era criar e sedimentar o produto, pois muito bem – hoje ele está criado e com razoável sucesso. Agora é a hora de dar o segundo passo, o passo do crescimento e da sustentação do produto". Isso que você acaba de ler foi escrito por este blogueiro em 20 de agosto desde ano, quando o Flamengo contratou Leandrinho (leia aqui).

Passaram três meses, pouco foi feito pela Liga Nacional em termos de promoção, comunicação e evento, mas há um fato novo que ainda dá esperança: a NBA tem grande chance de ter a sua temporada cancelada depois da reunião dos atletas nesta segunda-feira e das palavras pouco amistosas de David Stern para Billy Hunter (chamou-o de irresponsável pra baixo). Ou seja: se antes já sobravam motivos para a entidade promover um campeonato brasileiro bem acima da média dos últimos anos (vaga olímpica + Leandrinho + Pinheiros, Flamengo e Brasília fortíssimos + novas praças…), agora ainda há a liga norte-americana dando uma "ajudinha".

Acho que fisgar nomes como Kevin Durant (cobiçado na Espanha – veja aqui) ou LeBron James parece um pouco longe da realidade do país (se bem que Kobe Bryant já foi oferecido ao Flamengo, né…), mas é muito claro que a Liga Nacional e os clubes podem correr atrás de quem ainda não teve seu nome cogitado nos grandíssimos centros (Steve Nash, por exemplo), além, claro, dos brasileiros (Varejão, Nenê e Tiago Splitter, cujo nome, aliás, vem sendo ventilado no Málaga). Na verdade ontem eu sonhei com Blake Griffin arrebentando os aros brasileiros com suas enfurecidas enterradas.

É fácil? Não, não é, mas mais uma vez o cenário é muito favorável à Liga Nacional de Basquete. E ficar sentada em berço esplêndido não ajudará em absolutamente nada. Chegou a hora de inovar, criar algo absolutamente diferente e trazer jogadores que façam a diferença na parte esportiva (técnica) e financeira (marketing principalmente).

Que tal começar hoje mesmo?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.