Topo

Bala na Cesta

Para o Pinheiros, a questão é como deter Murilo sem Morro

Fábio Balassiano

03/11/2011 00h09

Pinheiros e São José começam a decidir o Paulista no fim de semana (provavelmente com os jogos 1 e 2 acontecendo no sábado e domingo), e uma questão já se colocar fundamental: como o time da capital fará para deter Murilo sem sua principal referência defensiva? Isto porque Morro, tema de post deste blog recentemente, está suspenso após ter sido expulso no jogo 4 contra Limeira e será o sentido destaque do time de Cláudio Mortari no duelo que abre a decisão.

E aí é inevitável lembrar de como São José encaminhou a sua série contra Bauru, né. Sem Fischer (também suspenso), os joseenses foram até o terreno adversário, roubaram o mando de quadra logo no começo da série e fecharam tudo em casa em 3-1. O mesmo pode acontecer contra o Pinheiros, que deverá colocar Fiorotto e Rafael Mineiro (também ex-São José) para tentar segurar um pouco o melhor pivô do campeonato (para se ter uma ideia, Murilo voltou do Pan e, cansado, anotou 14 pontos e seis rebotes em 23 minutos no jogo 4 contra Bauru).

Por outro lado, é óbvio que a ausência de Morro pode ser muito bem superada com as atuações não só de Fiorotto e de Mineiro, que devem defendê-lo, mas também de Renato, Olivinha e Marquinhos, que devem fazer parte da marcação de ajuda ao pivô de São José. E aqui cabe um elogio a Renato, que enfrentará seu ex-time: tão criticado nos últimos anos, ele tem jogado muitíssimo bem no Pinheiros, entendendo seu papel dentro do esquema, do clube e sendo um dos líderes da agremiação.

Se a decisão precisava de mais algum molho, aí está. O Pinheiros não conta com seu principal defensor para marcar um dos melhores jogadores do campeonato, e São José conta com o retrospecto para também começar bem na final.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.