Topo

Bala na Cesta

Fidel Castro, Magic Paula, Hortência, Havana-1991 e o basquete brasileiro

Fábio Balassiano

26/11/2016 11h47

fidel1Fidel Castro, líder cubano, faleceu nesta madrugada. Seu amor por esporte sempre foi imenso. E uma vez ele (seu amor) encontrou o basquete feminino brasileiro. Há 25 anos. No Pan-Americano de 1991 Brasil e Cuba mediriam forças na final. Seria a primeira grande final daquela geração maravilhosa de Paula e Hortência. Antes do jogo Fidel foi tentar conversar (e desestabilizar) as Atletas brasileiras. A técnica Maria Helena Cardoso, em entrevista ao blog, contou como foi:

fidel2"Pouca gente sabe, mas ele queria falar com as nossas atletas antes da partida. A Eleninha é que veio me contar que ele queria falar. E eu mandei avisar lá: "Antes, ele só fala comigo. Com as atletas, só depois". E ele falou comigo, conversamos, batemos papo. Mas pelo menos não influenciou, não pressionou as atletas".

Deu certo. Geniais, Hortência fez 30 pontos, Paula outros 24 e o Brasil passou por cima de Cuba naquela decisão com 97-76. Ficou com o ouro e na cerimônia de premiação Fidel desceu de seu lugar para parabenizar e brincar com as brasileiras.

fidel3"No pódio, durante a entrega das medalhas, o Fidel chamou a mim e a Hortência de brujas (bruxas), mas a vitória foi de toda a equipe. Ele era mais um incentivo a favor delas. Foi muito gentil da parte dele descer de seu camarote para parabenizar nossa equipe. Só deu mais valor ao nosso título", rleembrou Magic Paula ao site da CBB em 2015.

Olhou para Paula, Hortência e brincou que não entregaria a elas a medalha de ouro. Momento inesquecível para o basquete feminino brasileiro. E sem dúvida para Fidel também. Dá uma olhada no vídeo abaixo!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.