Topo

Bala na Cesta

Raulzinho perde espaço com a chegada de novo armador no Utah Jazz

Fábio Balassiano

24/02/2016 12h00

mack1O que eu temia infelizmente aconteceu no Utah Jazz: "É bom que Raulzinho (o titular) e Trey Burke (o reserva que perde espaço e a confiança da franquia) abram o olho, evitando qualquer perda de minutos possível. Mack é mais experiente que os dois, e nessa briga por playoff que o Utah está pode ser que o tempo de rodagem faça a diferença para o técnico Quin Snyder". Foi o que disse quando a franquia de Salt Lake City fez a troca que levou Shelvin Mack, de 25 anos e há quatro temporadas na NBA, para lá.

mack2Mal chegou, e Shelvin Mack já mudou a vida de Raulzinho. Para pior. O armador, ex-companheiro do astro do Jazz Gordon Hayward na faculdade de Butler (foto ao lado), saiu do banco no jogo contra o Portland (16 pontos e 6 assistências) no último domingo, jogando 24 minutos e causando boa impressão em sua estreia com a camisa do time. Naquele jogo, Raulzinho teve 10' e quatro pontos apesar de ter sido titular. Ali a luz amarela de preocupação já ficaria acesa pelo brasileiro. Mack trouxe muita agressividade do banco de reservas e deu muito trabalho na defesa para Damian Lillard, um dos melhores jogadores da liga.

NBA: Houston Rockets at Utah JazzOntem, porém, ficou pior para Raulzinho. Na vitória contra o Houston Rockets na prorrogação (117-114) o brasileiro saiu de primeira para terceira opção na armação. O brasileiro, que atuou por apenas oito minutos, jogou bem menos até que Trey Burke (29' e aparentemente o novo suplente da posição) e viu Shelvin Mack se tornar titular com uma ótima atuação. Em 32 minutos ele teve 17 pontos e 2 assistências, além de um arremesso decisivo no tempo-extra (07:40 do vídeo abaixo).

Após o jogo o técnico Quin Snyder explicou a mudança na formação titular: "Ele é novo em nosso time, mas tem experiência e isso pode nos ajudar. Mack jogou mais partidas de playoff (17) que todos os nossos jogadores juntos. É um fator importante que pode nos fazer chegar à pós-temporada, não tenho dúvida disso. Não precisamos ficar fazendo mudanças o tempo todo. Creio que iremos assim até o final da temporada regular".

raul3A sorte de Raulzinho é que o período de trocas terminou. Não porque o Utah fosse movê-lo, mas porque isso evita que Rubén Magnano, técnico da seleção, solte alguma indelicadeza, como fez com Marcelinho Huertas no dia de ontem (o treinador afirmou que o armador do Lakers "tinha muita vontade de ser trocado, mas não conseguiu"). De todo modo, vale a pena ficar de olho, pois a situação de Raulzinho de agora até o final do certame pode não ser tão boa assim (em termos de minutos). É ótimo ele estar em um time que brigue e que talvez até jogue em playoff, mas é óbvio que a possível perda de espaço para quem vinha jogando mais de 20 minutos/jogo em janeiro e fevereiro assusta um pouco.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.