Topo

Bala na Cesta

O prêmio de Vitor Benite e a reformulação do Flamengo

Fábio Balassiano

04/08/2015 13h00

benite1Terminou a passagem de Vitor Benite no Flamengo. Como coloquei ontem em primeira mão no Facebook, o ala-armador, entrevistado aqui semana passada e destaque maior da seleção brasileira que ganhou o Pan-Americano em Toronto (18,5 pontos), recebeu propostas do exterior e acertou a saída do rubro-negro.

Ainda não se sabe ao certo o destino de Benite, mas cogita-se que o espanhol Murcia (clube de Augusto Lima e ex-agremiação de Raulzinho) seja o favorito a contratar o brasileiro, com o francês Limoges (ex-time de JP Batista) correndo por fora na negociação. Nos próximos dias o atleta deve divulgar tudo, mas por enquanto vale analisar a situação de duas formas.

benite2Em primeiro lugar, pelo jogador. Vitor Benite surgiu muito bem no Pinheiros, teve duas ótimas temporadas em Franca, foi a Limeira e depois disso veio para o Flamengo. Teve um primeiro ano muito bom, mas em sua segunda temporada sofreu uma grave lesão no joelho (aqui). Ficava a dúvida sobre como seriam seus próximos passos. Que vieram. E foram ótimos.

O ala-armador, hoje com 25 anos, recuperou-se, foi peça fundamental do time no título mundial (marcando o norte-americano Jeremy Pargo na final contra o Maccabi Tel-Aviv) e terminou a temporada passada como um dos melhores jogadores da equipe campeã do NBB. Veio o Pan, o rendimento melhorou ainda mais e ficou claro que Benite chamaria a atenção do basquete europeu. Ser contratado por uma boa equipe (como é o caso do Murcia, seu provável destino) é um prêmio pela sua recuperação, pelo seu (alto) nível de exigência e também pela evolução acelerada dele nos últimos anos. O basquete do velho mundo é melhor que o brasileiro, e não há mal em um jogador muito bom (e jovem) querer testar novos cenários. É assim no futebol também e enquanto o panorama de forças não mudar o Brasil perderá sempre seus melhores valores. Faz parte do negócio.

neto2Do outro lado da equação está o Flamengo. Tricampeão do NBB, o time de José Neto perdeu dois titulares (Nicolas Laprovittola e agora Vitor Benite) e dois reservas (Cristiano Felício, que irá para o Chicago Bulls, da NBA, e Walter Herrmann, contratado pelo San Lorenzo argentino) para a próxima temporada. Contratou, e bem, Rafael Luz para o lugar de Laprovittola e JP Batista para a rotação do garrafão, mas obviamente precisará trazer um jogador à altura de Benite para a ala caso queira se manter entre os favoritos do NBB. O mercado brasileiro está praticamente "fechado", com poucas opções, e o natural é que a diretoria rubro-negra busque algum atleta internacional.

neto1Disputando as principais competições nos anos da Era Neto (finais de NBB, Liga das Américas, Mundial etc.), as peças principais ficaram visadas e chamaram a atenção da Europa e também da NBA, abrindo buracos no elenco para a próxima temporada.

Para o rubro-negro é hora de se reinventar. Se reinventar com Rafael Luz, Marquinhos, Gegê, Marcelinho, JP Batista, Olivinha e Jerome Meyinsse. A base está lá, formada e fortíssima. Agora é hora de, para manter o alto nível, reforços pontuais chegarem. Não é o cenário ideal, mas o Flamengo acaba "pagando" pelo bom trabalho que tem feito nos últimos anos.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.