Topo

Bala na Cesta

Sem Benite, Flamengo joga hoje no NBB

Fábio Balassiano

28/11/2013 11h30

vitor1Depois de ter perdido a invencibilidade na rodada passada do NBB o Flamengo entra em quadra hoje (20h30, na Gávea) para enfrentar a Liga Sorocabana pensando não apenas na vitória. O rubro-negro soube ontem que não terá mais Vitor Benite (foto à direita) para o restante desta temporada.

O exame no joelho esquerdo do ala-armador, torcido na quinta-feira passada em partida contra o Palmeiras, em São Paulo, foi realizado e constada a lesão no ligamento cruzado anterior e no menisco, conforme informou o Globo.com. Tal qual aconteceu com Marcelinho Machado no início do NBB5, o clube da Gávea perde um importante jogador logo no começo da competição.

A questão, agora, é saber como o técnico José Neto lidará com isso. O irônico de tudo isso é que ano passado perguntavam quem iria pro banco com Benite, Duda, Marcelinho e Marquinhos. Neste ano, a mesma coisa com Benite, Marcelinho e Marquinhos. Nos dois casos houve uma lesão que fez com que o treinador não precisasse quebrar tanto a cabeça assim com minutos, titularidade e rotação.

neto1De todo modo, parece-me claro que, como ocorreu com a chegada do paraguaio Zanotti no meio do NBB passado, um reforço precisará vir caso o Flamengo queira realmente continuar brigando pelo tricampeonato do principal torneio de basquete do país. A tendência é que, quando liberados de contusão e suspensão, Marquinhos e Marcelinho assumam o posto de titulares da ala, com Gegê voltando para o banco e Nicólas Laprovittola sendo o responsável sozinho pela armação.

O banco, principalmente nas posições 1 e 2, é que certamente sofrerá com a ausência de Benite. Gegê dá conta do recado, mas o bom jovem Diego Marques é certamente muito cru para ter a alcunha de comandar os reservas rubro-negros em embates importantes (contra o Pinheiros ele sentiu a pressão e errou seus nove arremessos de quadra tentados nos 21 minutos de atuação). Pelo visto, uma contratação terá que ser feita.

Este é o quebra-cabeça que Neto terá que resolver no Flamengo. Com mercado fechado, será que vale a pena contratar? Parece que sim. Mas quem? Opiniões serão bem-vindas!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.