Topo

Bala na Cesta

Os méritos de Dedé, técnico que coloca Limeira entre os 4 melhores do NBB

Fábio Balassiano

30/04/2015 12h10

jamaal1A rodada de ontem do playoff do NBB teve dois jogos. Em Macaé, o time da casa venceu Mogi (78-69) com 18 pontos do armador norte-americano Jamaal (foto ao lado), o JaMito, 16 de Eddy e 11 de Pedrinho. Os Macaenses abrem 2-1 no confronto, fazem o quarto duelo amanhã às 19h30 novamente no ginásio Juquinha e caso vençam podem, de forma inédita, ficar entre os 4 melhores do país em sua curtíssima história na Liga Nacional (o time jogou a elite pela primeira vez na temporada passada). Caso consiga, seria um feito absolutamente incrível para a equipe do jovem técnico Léo Costa.

hayes2Na capital federal, Brasília começou bem, fechou o primeiro tempo na frente (41-39), mas não conseguiu segurar Limeira na segunda etapa, foi eliminada e ficou fora do grupo dos quatro melhores pela terceira vez seguida (a última foi em 2011/2012, quando foi a campeã inclusive). Os limeirenses, que contaram com 19 pontos do norte-americano Hayes (foto à esquerda) venceram por 89-76, fecharam o confronto das quartas-de-final em 3-1 e avançaram pela primeira vez às semifinais do NBB. Mais do que isso: a equipe tira uma marca muito ruim de nunca ter vencido uma série de playoff em toda sua história (cinco derrotas seguidas).

dede1Já havia escrito (aqui e aqui) sobre o bom trabalho do técnico Dedé à frente de Limeira, mas não custa nada reforçar os elogios. Em seu primeiro ano como comandante principal da equipe (antes fora assistente de Demétrius), o estudioso técnico, que recentemente foi a uma clínica de Gregg Popovich nos Estados Unidos (mais aqui), consegue fazer com que seu time jogue um basquete arejado, sem muitos dos defeitos do basquete brasileiro nos últimos anos (afobação no ataque, falta de combatividade na defesa, pouca intensidade nos dois cantos da quadra etc.) e com muita tranquilidade para enfrentar os momentos difíceis (não custa lembrar que seu grupo perdeu a segunda partida em casa e poderia ser eliminado em Brasília caso perdesse as duas na capital).

dede2Ontem à noite me chamou a atenção não só o controle de seu time em uma partida decisiva, mas principalmente o controle do próprio Dedé nos pedidos de tempo. Mesmo em situações complicadas durante o duelo contra Brasília ele manteve a compostura e usou os tempos técnicos apenas para orientar seus jogadores (algo raríssimo aqui). Não gritou, não usou palavrões, não apelou para clichês motivacionais. Sentou, pegou a prancheta e falou de tática, de técnica, de basquete simplesmente. Deveria ser o normal, mas foi até certo ponto surpreendente porque está longe de ser a prática por aqui.

dede1Limeira jogará a semifinal contra o vencedor de São José ou Flamengo com mando de quadra (os rubro-negros têm 2-1 e fazem o quarto duelo no Vale do Paraíba hoje) e podem, sim, chegar à final do NBB pela primeira vez com seu basquete organizado e paciente. Independente do que vai acontecer na próxima fase, é fundamental ficar de olho no que Dedé tem feito no interior de São Paulo com a sua equipe.

É o começo de um trabalho pra lá de interessante, e diferente, principalmente nos conceitos que estão sendo por ele aplicados, por aqui. Ficam os parabéns e a expectativa do que poderá acontecer por lá nos próximos passos.

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.